Home > Notícias

Nanogeradores podem ser alimentados pela energia mecânica das mãos

Equipe de pesquisadores testa equipamento que converte movimentos como digitar ou apertar botões em energia para celulares e PCs.

Redação do IDG Now!*

11/03/2009 às 8h38

Foto:

Cientistas do Instituto de Tecnologia da Geórgia, nos Estados Unidos, estudam uma tecnologia que pode permitir que  os celulares e notebooks sejam alimentados com a energia gerada pelo movimento de apertar botões ou digitar.

Com a chamada nanotecnologia, os pesquisadores conseguiram produzir eletricidade a partir o movimento de bater os dedos.

Leia também:
> Chip microscópico pode detectar câncer
> PC pode movimentar membros paralisados

Os nanogeradores, criados pelo pesquisador Zhong Lin Wang e sua equipe, já demonstraram uma forma de converter até energia biomecânica irregular em eletricidade. Alguns exemplos são a vibração das cordas vocais, a oscilação de uma bandeira ao vento ou a corrida de um hamster.

Wang estima que para alimentar um aparelho eletrônico portátil, como um telefone celular, serão necessários milhares desses nanogeradores. O importante hoje é a demonstração do potencial da tecnologia - para o professor, ela poderia ser implantada no corpo humano para acumular energia a partir do movimento dos músculos ou vasos sanguíneos. A eletricidade resultante seria usada em dispositivos nanométricos para medir a pressão sanguínea ou outros sinais vitais.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail