Home > Dicas

Não deixe a bateria de seus eletrônicos acabar numa viagem

Conheça alguns acessórios úteis para você não ficar na mão quando estiver longe de casa, principalmente em viagem ao exterior.

Zack Stern, da PC World/EUA

01/06/2009 às 16h33

bateria_duracao_150.jpg
Foto:

bateria_duracao_150Dizem que tempo é dinheiro, certo? Se seu laptop e dispositivos móveis sempre ficam sem bateria quando você mais precisa deles, você está desperdiçando tempo que poderia ser investido. Como resultado, está perdendo grana.

Viagens são ocasiões em que isso costuma acontecer com frequência. Assim, é bom estar sempre precavido para que o pior não aconteça. A tecnologia móvel atual pode ser carregada com energia de várias formas. Além de gadgets que você já leva em viagens, confira alguns dispositivos que não vão deixar você na mão quando o problema for bateria de eletrônicos.

Leia também: 
>> Vídeo mostra como tirar o máximo da bateria dos gadgets
>> Tome cuidado ao usar pilhas e baterias remanufaturadas

Adaptador universal
Este é o item fundamental que não deve faltar na mala de qualquer viajante com destino a outro país. Isso porque as tomadas (a pinagem delas) variam muito em cada continente, e até esmo dentro deles - isso ocorre com frequência dentro da Comunidade Europeia.

Se puder contar com um modelo polivalente, melhor. Eles são mais caros (custam cerca de 50 dólares; com sorte, podem ser achados em promoções na web), mas economizam espaço na sua mala. Basta identificar o tipo de tomada que será usada e pronto.

adaptador_tomada.jpg

Carregador de força universal
Esses adaptadores para diversos dispositivos podem ser uma compra um pouco cara, mas substituem todos os seus carregadores móveis. Você só vai precisar de adaptadores intercambiáveis para conectar a um laptop, iPod, telefone móvel ou quase qualquer outra coisa.

01.jpg

Além disso, alguns desses carregadores funcionam em carros, aviões e tomadas por aí afora, o que os torna ainda mais valiosos. Deixe o ninho de ratos de fiação em casa, e você vai evitar problemas e economizar espaço quando estiver viajando.

Cabos USB
Diversos dispositivos utilizam cabo USB para carregar. Se você já tem que carregar um laptop, deixe o carregador de tomada em casa. É só levar um cabo USB e carregar seu BlackBerry, MP3 player ou qualquer outro aparelho por meio do notebook. A recarga não é tão rápida quanto uma tomada elétrica, mas ajuda.

Diversos telefones móveis e outros aparelhos podem ser recarregados com a voltagem de um cabo USB, mas são fisicamente incompatíveis. Nesse caso, você pode comprar um cabo especial para carregar a partir da porta USB de seu laptop.

02.jpg

Adaptador múltiplo para tomada
Se você estiver em um aeroporto, e todas as tomadas estiverem ocupadas por outros viajantes, você vai perder produtividade quando a bateria de seu laptop finalmente acabar. A solução mais simples é trazer o seu próprio adaptador para tomada.

Uma régua com três ou mais saídas para tomada é compacta o suficiente para caber na sua mochila com laptop.

03.jpg

Além disso, depois de você conectar seu laptop ao lado do plug original de outro usuário, poderá fazer novos amigos com as conexões que estão livres. E alguns desses adaptadores trazem portas USB para manter ligadas algumas ferramentas menores.

04.jpg

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail