Home > Dicas

Não deixe o Controle de Conta do Usuário do Vista atrapalhar você

Criado para dar mais segurança ao Windows, ele tira do sério usuários menos tolerantes e que usam o sistema com responsabilidade.

Rick Broida, da PC World/EUA

06/07/2009 às 17h18

windows_a_fundo_150.jpg
Foto:

windows_a_fundo_150.jpgApesar de suas compreensíveis boas intenções, o Controle de Contas do Usuário (CCU ou UAC por seu nome em inglês) se tornou o ícone dos problemas do Vista. Ou você o aceita e fica sendo atazanado por ele a cada ação que possa ser interpretado por ele como potencialmente perigosa ou o desativa - e deixa de lado a proteção que ele oferece.

Felizmente, a Microsoft resolveu mudar tal estratégia no Windows 7. No novo sistema operacional o CCU tenta não incomodar tanto ao mesmo tempo em que oferece os benefícios de segurança, uma das principais características do Vista. Nele, o usuário poderá optar por um entre quatro níveis de segurança, estabelecendo com que freqüência recebe notificações do sistema.

Se você, usuário do Vista, já está farto do tudo ou nada do CCU 1.0, saiba que enquanto espera o Windows 7 definitivo chegar, pode recorrer a substitutos criados por terceiros. Por exemplo, o Norton User Account Control aprende com base em suas respostas qual comportamento adotar, importunando menos com informações que não lhe interessam. Este download também oferece a opção ‘Não perguntar novamente’, além de detalhes úteis sobre a natureza do alerta de segurança.

norton_uac_400.jpg

Mais uma alternativa é o UAC Snooze (clique aqui para a versão de 64 bits), um utilitário de bandeja do sistema que faz o Controle de Conta do Usuário "dormir" por um tempo determinado – uma bela configuração, se você pensa em fazer alguns ajustes de sistema e não quer ser incomodado a cada segundo, mas não deseja desabilitar permanentemente as barreiras do Vista.

uac_snooze_300.jpg

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail