Home > Dicas

Não gosta do RealPlayer? Pois saiba que existem outras boas opções

Muitos reclamam das propagandas existentes no tocador da Real Networks. Conheça outros players que só mostram o que ser quer ver.

Steve Bass, da PC World / EUA

15/04/2008 às 16h17

alternativas_real_150.jpg
Foto:

alternativas_real_150Quem navaga pela web e se depara com um vídeo interesante pode ser surpreendido pela necessidade de se instalar o  RealPlayer para poder assisti-lo. Claro que não estamos falando aqui de sites de compartilhamento, como o UOL Mais, YouTube e Yahoo Videos, que comumente
oferecem seu próprio tocador para facilitar a vida do internauta.

Duvida? Então tente assistir esse vídeo sobre a migração das garças-azuis. A reclamação mais comum é que ninguém deseja instalar o tocador da Real Networks, grandalhão e pesado.

Saiba que não condenamos quem toma essa decisão. Sem contar que, recentemente, o site anti-spyware StopBadaware.org tinha o RealPlayer incluso na sua lista. A entidade considerou o programa como um 'badware'.

Um RealPlayer diferente
Uma informação interessante e que pouca gente sabe: você pode baixar, com toda segurança, uma versão especial do RealPlayer, que não tem um triz de adware, nunca importuna o usuário e não bagunça seu sistema com ícones. Também não é nenhum pé-de-boi, apenas não traz todas essas irritações.

Leia também:
> Já era: tecnologias e mercados que perderam o reinado
> Como escolher um notebook
> Conheça uma galeria de iClones
> Microsoft lança versão em português do Windows Vista SP1

Sabe onde conseguir essa maravilha? Na BBC. Sim, um fonte muito confiávell. O que é interessante é que poucas pessoas sabem que esta versão é diferente.

A história não-oficial, de acordo com uma fonte, é que esta edição da BBC impede o software de “bombardear os espectadores com inúmeras propagandas de empresas aleatórias dos EUA”.

++++

alternativas_real_150Assim, para ter a BBC transmitindo via Real Player, a RealNetworks teve que desenvolver um tocador sem propagandas. Se esta versão da historia é verdadeira ou falsa, não sabemos.

O fato é que o RealPlayer do site da rádio BBC é de verdade e sem as propagandas. Acesse o site da BBC para baixar esta versão do tocador. Não se assuste se você acabar sendo direcionado a uma página no domínio Real.com; o download que será feito será o da versão feita para a BBC.

Instalando o RealPlayer da BBC

Para facilitar a instalação do tocador, sugerimos seguir este passo-a-passo:

1. Um aviso incrivelmente educado (“Selecione a localidade do programa e as configurações de desktop”) pergunta onde você quer que fiquem os ícones. Desmarque as duas opções: não há necessidade de ter o RealPlayer no Quick launch e nem na área de trabalho.

Você verá da mesma forma o RealPlayer quando clicar no menu Iniciar e abrir a aba de programas (no entanto, eu também o removi de ‘Todos os programas’, pois a única situação em que ele é necessário é quando você roda um arquivo que utiliza este tocador – o que o obriga a abrir).

2. Na caixa de diálogo Universal Media Player, escolha Select media types for RealPlayer from a list (os comandos estão todos em inglês) e então desmarque tudo na próxima página. Agora, desça a tela até RealAudio e RealVideo e selecione todos os ítens nesta categoria. Clique em Finish. Agora o RealPlayer vai reconhecer apenas seus próprios formatos de arquivos e deixar as outras configurações de mídia inalteradas.

3. Uma mensagem vai aparecer oferecendo a barra de ferramentas Weather Channel. Feche-a a não ser que você queira mais lixo na sua bandeja de sistema.

4. O RealPlayer vai rodar, e uma janela aparecerá na tela, assim como o irritante Real Message Center, além de um ícone do RealPlayer. Na janela do software, vá em Tools, Preferences e desça a tela até Internet / Privacy na categoria de conexão.

Abaixo de configurações de privacidade, desmarque todas as opções selecionadas. Clique em Clear list na área de scripts de comando. Selecione a categoria CD e tire a seleção de Start Playback e Prompt to Save CD.

++++

5. Você está quase lá. Vá até a categoria Automatic Services e clique em Configure Message Center. Desmarque todas as caixas selecionadas e clique em OK. (isso vai adicionar o ícone do player da bandeja do sistema).

6. Vá de novo até a categoria de serviços automáticos e selecione AutoUpdate. Depois, desmarque Automatically download and install important upgrades. Clique em OK para fechar as Preferences e feche o RealPlayer.

7. Clique com o botão direito no ícone do RealPlayer no System tray e feche o Message Center.

É isso: o RealPlayer está rodando e você está pronto para usá-lo.

Opção ao RealPlayer
Se mesmo esta versão enxuta não for suficientemente boa para você, não se preocupe. Temos aqui algumas alternativas interessantes.

Um leitor nos lembrou do Real Alternative, que vem com o Media Player Classic. Ambos os aplicativos são gratuitos e não há registros de adware ou spyware relacionados.

realplayer_alternative
Real Alternative: sem adwares para incomodar

Além disso, eles rodam todos as arquivos de mídia da Real; o pacote inclui plug-ins para Internet Explorer, Opera, Netscape e Mozilla, de maneira que você pode rodar música e vídeos diretamente da web.

> Cllique aqui para baixar o Real Alternative.

quicktime_alternativeMas como você já está aqui, talvez você também possa pegar o gratuito QuickTime Alternative. Com ele instalado, você também não vai precisar ter o inchado QuickTime player.

> Clique aqui para baixar o QuickTime Alternative.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail