NASA cria pôsteres especiais de Halloween com exoplanetas assustadores

Conheça um pouco mais sobre alguns monstros espaciais

Foto: NASA
https://pcworld.com.br/nasa-cria-posteres-especiais-de-halloween-com-exoplanetas-assustadores/
Clique para copiar

Para comemorar o Halloween, a NASA lançou uma série de pôsteres que dão uma atmosfera de terror aos mais de 4 mil exoplanetas já descobertos pela agência espacial – e o mais legal é que você pode imprimir dois deles de graça em alta resolução.

Chamados de “Galaxy of Horrors” (Galáxia dos Horrores, em português), os pôsteres são inspirados em filmes antigos de terror com uma exceção: os personagens principais são o exoplaneta HD 189733 b e o pulsar – espécie de estrela morta-viva que ainda emite luz – PSR B1257 + 12, que abriga os exoplanetas PSR B1257 + 12 b, PSR B1257 + 12 c e PSR B1257 + 12 d em seu falecido sistema.

Além dos pôsteres, no site de exoplanetas da NASA é possível explorar de forma interativa os exoplanetas WASP-12b, 55 Cancri e, Kepler-70b e TrEs-2b.

“As pessoas geralmente estão mais interessadas em encontrar exoplanetas que possam se parecer com a Terra ou potencialmente sustentar a vida como a conhecemos, mas existem muitos outros planetas incríveis e misteriosos por aí que são completamente diferentes da Terra e que nos mostram a enorme variedade de maneiras pelas quais os planetas podem formar e evoluir. Minha coisa favorita sobre exoplanetas é quão extremo eles podem chegar!”, disse Thalia Rivera, especialista em divulgação do Jet Propulsion Lab (JPL), o centro de pesquisa que liderou o desenvolvimento da nova série de pôsteres.

WASP-12b, por exemplo, é chamado de “pedaço Frankenstein”, já que a estrela de seu sistema é um “monstro gigantesco” que está roubando suas partes a fim de ficar ainda maior. “A gravidade extrema está esticando o gigante de gás quente na forma de um ovo, enquanto canibaliza lentamente o planeta. Relativamente em breve (10 milhões de anos – um momento fugaz no espaço-tempo), este planeta será completamente devorado por sua estrela faminta”, descreveu a NASA.

Não é a primeira vez que a agência encomenda pôsteres. Anteriormente, exoplanetas foram representados em pôsteres vintages de viagens produzidos pela equipe do designer Joby Harris, que afirmou que o atual trabalho de Halloween foi um “misto de admiração e inspiração com medo e respeito”. Contudo, a história dos pôsteres já existe desde 2014, antes mesmo de chegar ao público geral, quando um corredor vazio nos escritórios da NASA teve suas paredes preenchidas com pôsteres que representam os exoplanetas de forma artística, porque as imagens captadas no espaço ainda não são muito visíveis.

 

tags

Relacionadas

NASA quer lançar satélite para identificar asteroides que podem atingir a Terra

De olho em possíveis ameaças do espaço

NASA detecta cometa que pode ser novo visitante interestelar

Cientistas tentam descobrir qual é a origem do objeto

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site