Nasa cria sensor de produtos químicos para o iPhone

Dispositivo capta quantidade de gases tóxicos na atmosfera por meio de 16 nanosensores e envia localizações com o GPS para centros de emergência

https://pcworld.com.br/nasa-cria-sensor-de-produtos-quimicos-para-o-iphone/
Clique para copiar

Mais uma da série "novas formas de utilizar um iPhone". A Nasa (agência espacial norte-americana) criou um dispositivo que permite medir a quantidade de amoníaco, cloro ou gás metano no ar ao seu redor . O pesquisador do Ames Research Center da Nasa, Jing Li, desenvolveu um nanosensor de baixo custo, com baixo consumo de energia capaz de identificar produtos químicos no ar. A ideia é instalar o produto em celulares para medir a presença de gases tóxicos na atmosfera.

O projeto de Li tem o tamanho de um selo e pode ser encaixado no iPhone para coletar, processar e transmitir dados dos sensores para a Nasa. O produtos químicos no ar são detectados por 16 nanosensores que, após processá-los, envia as informações para outro telefone ou computador via rede de telefonia ou Wi-Fi.

Segundo a NASA, o chip poderá usar o GPS do aparelho para enviar
informações da localização do sensor aos centros de operação e de
emergência.

nasa-iphone.jpg

Nanosensores medem a quantidade de gases na atmosfera e exibem na tela do iPhone

Esse não é o primeiro aplicativo desenvolvido pela Nasa para o iPhone. No mês passado, a agência desenvolveu um aplicativos com fotos, vídeos e dados de missões já realizadas pelos astronautas.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site