Home > Notícias

NASA cria vídeo que mostra todos os exoplanetas encontrados fora do Sistema Solar

Em menos de dois minutos, 4.000 exoplanetas descobertos pela agência espacial nos últimos 27 anos

Da Redação

12/07/2019 às 10h11

Foto: NASA

Até 1991, os seres humanos não tinham nenhum material que comprovasse a existência de planetas fora do Sistema Solar. Em 1992, o primeiro exoplaneta foi, finalmente, descoberto e nos anos que se seguiram, poucos outros foram encontrados.

Foi só a partir de 2010, com a contribuição da, recém-aposentada, sonda espacial Kepler, que a NASA conseguiu aumentar consideravelmente a lista de exoplanetas descobertos, tanto que, em junho, atingiu a marca de 4.000.

Para lembrar a conquista, a Agência Espacial criou um vídeo que mostra, mapeados no céu, os nomes dos exoplanetas e a data em que foram encontrados, por ordem cronológica. Quando Kepler entra em cena, em 2010, o número de planetas dá um salto gigante, assim como foi o tamanho da evolução no estudo do universo na época.

Por mais que Kepler tenha se retirado permanentemente em 2018, outras sondas espaciais continuarão a fazer o trabalho de desbravar sistemas planetários, como é o caso do TESS, um satélite que já encontrou 700 possíveis exoplanetas em seu primeiro ano de exploração.

Outros exemplos são o satélite europeu CHEOPS, que está programado para ir ao espaço ainda no fim desse ano, e o James Webb, um telescópio da NASA que será lançado em 2021; ambos serão capazes de encontrar exoplanetas e mais: poderão identificar se os planetas possuem condições para existência de vida.

Fonte: CNET

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail