NASA cria vídeo que mostra todos os exoplanetas encontrados fora do Sistema Solar

Em menos de dois minutos, 4.000 exoplanetas descobertos pela agência espacial nos últimos 27 anos

Foto: NASA
https://pcworld.com.br/nasa-cria-video-que-mostra-todos-os-planetas-encontrados-fora-do-sistema-solar/
Clique para copiar

Até 1991, os seres humanos não tinham nenhum material que comprovasse a existência de planetas fora do Sistema Solar. Em 1992, o primeiro exoplaneta foi, finalmente, descoberto e nos anos que se seguiram, poucos outros foram encontrados.

Foi só a partir de 2010, com a contribuição da, recém-aposentada, sonda espacial Kepler, que a NASA conseguiu aumentar consideravelmente a lista de exoplanetas descobertos, tanto que, em junho, atingiu a marca de 4.000.

Para lembrar a conquista, a Agência Espacial criou um vídeo que mostra, mapeados no céu, os nomes dos exoplanetas e a data em que foram encontrados, por ordem cronológica. Quando Kepler entra em cena, em 2010, o número de planetas dá um salto gigante, assim como foi o tamanho da evolução no estudo do universo na época.

Por mais que Kepler tenha se retirado permanentemente em 2018, outras sondas espaciais continuarão a fazer o trabalho de desbravar sistemas planetários, como é o caso do TESS, um satélite que já encontrou 700 possíveis exoplanetas em seu primeiro ano de exploração.

Outros exemplos são o satélite europeu CHEOPS, que está programado para ir ao espaço ainda no fim desse ano, e o James Webb, um telescópio da NASA que será lançado em 2021; ambos serão capazes de encontrar exoplanetas e mais: poderão identificar se os planetas possuem condições para existência de vida.

Fonte: CNET

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site