NASA libera 21 modelos em 3D para imprimir satélites, sondas e planetas

Os arquivos permitem reproduzir réplicas em escala de 15 naves espaciais e formações planetárias como crateras de Marte e o lado escuro da Lua

Foto:
https://pcworld.com.br/nasa-libera-21-modelos-em-3d-para-imprimir-satelites-sondas-e-planetas/
Clique para copiar

A NASA liberou esta semana 21 arquivos para download que podem ser utilizados em impressoras 3D para imprimir modelos de réplicas em escala de satélites, sondas espaciais, formações planetárias e até asteróides.

Os arquivos estão no formato STL (stereolithography) e podem gerar modelos que chegam a medir um metro de largura. Eles incluem especificações para 15 naves espaciais - incluindo os satélites planetários Cassini, de Saturno; e Mars Odyssey, de Marte; a sonda espacial Mars Voyager; e modelos de formações como crateras de Marte e a superfície do lado escuro da Lua.

cratera gale 520

Um dos itens mais fascinantes é o modelo topográfico de uma parte do canyon Valles Marineris, em Marte. Um conjunto de dois arquivos STL mostra a diferença entre os dois lados da Lue, sendo que o lado mais próximo da Terra "tem a supefície mais suave por conta das grandes correntes de lava que preencheram a maioria das crateras há bilhões de anos", diz a NASA.

Os arquivos e suas imagens podem ser obtidos no site da NASA.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site