NASA quer lançar satélite para identificar asteroides que podem atingir a Terra

De olho em possíveis ameaças do espaço

Foto: Shutterstock
https://pcworld.com.br/nasa-quer-lancar-satelite-para-identificar-asteroides-que-podem-atingir-a-terra/
Clique para copiar

Há alguns dias, um asteroide gigante passou próximo da superfície terrestre e deixou muitas pessoas com medo do que poderia acontecer caso algo desse errado. Parece que a NASA também se incomodou com a possibilidade e, por isso, quer fazer algo a respeito.

A agência espacial americana pretende enviar uma sonda ao espaço em 2025, caso consiga entre US$ 500 milhões e US$ 600 milhões em um financiamento do congresso americano. A sonda deverá ser capaz de detectar a maior parte das rochas espaciais, cerca de até 90% dos objetos poderão ser descobertos com a ajuda da tecnologia. O projeto se baseia no conceito NEOCam (Câmera de Objetos Próximos da Terra) e, utilizando a tecnologia infravermelha, a sonda seria capaz de detectar objetos próximos da terra que possuam diâmetro de até 140 metros.

Ao lado da Space X, do bilionário Elon Musk, a agência espacial americana também prepara a missão Double Asteroid Redirection Test (DART). Se trata de um teste e o intuito é chocar uma nave contra um asteroide. A NASA quer testar a possibilidade para entender se isso seria possível no futuro, caso algum dia exista a chance de um asteroide se chocar com a Terra. Dessa forma, a humanidade poderia ter ao menos uma chance.

O asteroide escolhido para ser destruído foi o Didymos B, um objeto que está próximo à terra e é monitorado pelas agências espaciais. É interessante destacar que, justamente por se tratar de um teste, o Didymos B não é um risco ao nosso planeta.

Fontes: Ars Technica, Buzzfeed News

Relacionadas

NASA detecta cometa que pode ser novo visitante interestelar

Cientistas tentam descobrir qual é a origem do objeto

Astrônomos observam asteroide que muda sua cor de azul para vermelho

É a primeira vez que os astrônomos veem um caso como esse

NASA | Veja as missões espaciais planejadas para os próximos 10 anos

Isso inclui voltar à Lua e levar humanos pela primeira vez a Marte

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site