Home > Notícias

Nav4All lança GPS grátis para iPhone

Programa traz mapas de mais de 80 países e oferece 56 idiomas, incluindo o português brasileiro. Oferta é por tempo limitado

Daniel dos Santos, Macworld Brasil

10/12/2009 às 14h41

Foto:

Os softwares de navegação por GPS para iPhone estão entre os aplicativos mais caros disponíveis na App Store, a loja online de softwares da Apple. O Tomtom Brasil, por exemplo, está cotado a 80 dólares, enquanto que a versão brasileira do  NDrive requer 65 dólares. Nesse cenário, o novo software Nav4all tem um apelo e tanto: é gratuito (pelo menos por enquanto).

O aplicativo, desenvolvido pela empresa holandesa de mesmo nome, pode ser utilizado até o final do ano sem custo. É só baixar. Depois disso, a empresa não deixa  claro quanto será cobrado, mas afirma que “após esta data, as despesas de assinatura ficarão entre US$0,50 e não mais que alguns dólares por mês. Mas há a possibilidade de a assinatura continuar gratuita”.

Não deixe de ler: Reviews
GPS Tomtom diz os caminhos para usuários de iPhone
NDrive transforma o iPhone em GPS para carro

Quem baixa o Nav4All encontra mapas para 83 países, com opções de navegação por comandos de voz em 56 idiomas.  Mas não espere uma interface bem cuidada e intuitiva. Das centenas de aplicativos que já testamos na Macworld Brasil, ele é, sem dúvida, um dos softwares mais feios e espartanos.

Seu visual lembra os antigos programas feitos para o Windows 3.1. A página inicial é uma tela em preto com letras em branco e que mistura inglês com português, estilo que continua pelas outras janelas. Seus mapas também são feios de dar dó: pobres visualmente e com os nomes das ruas escritos muitas vezes na diagonal, o que dificulta a leitura.

nav4all

Nav4All: programa tem interface pobre, mas pode ser útil

Durante a instalação do programa, alguns problemas aconteceram. Para começar, o contrato de licença do aplicativo simplesmente estava ilegível, com as letras todas embaralhadas. E não adiantou reiniciar que o bug continuava. Resultado: não deu para saber as condições de uso... Isso sem falar que ele também travou. Detalhe: não é oferecido suporte técnico.

E a navegação? Selecionamos um percurso de 10 quilômetros para fazer um teste rápido do programa (em breve teremos um review completo). Depois de inseridos os dados com o endereço de destino, o programa mostra uma tela azul e branca, com uma seta que mostra a direção a seguir e o tempo estimado para chegar ao local.

Em seguida, uma voz (você define o idioma e até o sexo) começa a dizer as direções a seguir. Durante o percurso, nosso “guia” não disse que era necessário virar à direita em uma rua, mas acertou os outros caminhos. Ou seja: para quem não tem um GPS, pode quebrar o galho.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail