Home > Notícias

Navegadores desatualizados são usados por 40,9% dos internautas

Estudo diz que só 59,1% dos internautas instalam correções. Usuários do Firefox são os mais atualizados e os do IE os mais negligentes.

IDG News Service/Reino Unido

01/07/2008 às 15h04

Foto:

Apenas 59,1% dos internautas usam navegadores atualizados com correções de segurança, segundo um estudo de pesquisadores suíços.

Publicado na terça-feira (01/07), o estudo foi feito pelo Instituto Federal de Tecnologia Suíço em conjunto com o Google e com a IBM.

Uma das descobertas do estudo foi a de que, embora os fornecedores publiquem correções, demora dias, semanas e até meses para que os usuários as instalem, dando margem para a ação de hackers neste meio tempo.

Segundo o estudo, os usuários do Firefox são os mais atualizados: 83,3% estão usando última versão - o estudo analisou o Firefox 2.0. No caso do Safari, 65,3% usavam a versão mais atualizada, contra 56,1% no Opera e 47,6% no Internet Explorer.

O Firefox liderou graças ao seu recurso de auto-atualização, que oferece as correções ao usuário quando elas saem. Em três dias, a maior parte dos usuários do Firefox já atualizou o browser.

Os responsáveis pelo estudo recomendam que todos os navegadores adotem o mesmo processo ou que adotem um sistema de alertas avisando há quantos dias o navegador está “expirado”, ou seja, sem atualização.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail