Home > Dicas

Navegue com privacidade usando atalhos no Safari

Dica para criar atalho de teclado no Safari serve para uso em outros comandos do Mac OS X.

por Rob Griffiths, Macworld.com

16/06/2008 às 17h07

safari_private_dest_150.jpg
Foto:

O Safari oferece um recurso de navegação privada que diminui os rastros que você deixa ao navega na web.

Quando é ativado o modo Navegação Privada (Safari | Navegação Privada), o browser não adiciona páginas ao histórico, não registra arquivos na janela de Downloads, não salva informações de Preenchimento Automático e não salva buscas no menu de pesquisas recentes.

Esse recurso é muito útil quando você usa um computador público ou simplesmente não quer deixar rastros enquanto surfa na rede – como em um site de banco, por exemplo.

Se você simplesmente escolher Navegação Privada no menu do Safari, entretanto, verá uma caixa de diálogo que explica tudo isso acima e pede para confirmar se você quer ou não ativar o modo de navegação privada.

Safari: Navegação Privada...

Antes do atalho: a opção Navegação Privada é seguida por "..." no Safari

++++

Você irá ver esse aviso toda vez que ativar o recurso (perceba que o item Navegação Privada é seguido por , que significa que existe mais uma opção para aquele menu a ser confirmada).

Segure a tecla Option antes de clicar em Navegação Privada para pular essa parte do pedido de confirmação (aqui você irá perceber que os … do menu sumiram)

Mas e para criar um atalho sem confirmação direto no browser – e que pode ser aplicado a outros itens de menu similares?

Se você criar um atalho de teclado para o item Navegação Privada…, irá descobrir que não basta inserir uma tecla Option para ir direto ao processo. Em vez disso, crie um atalho para Navegação Privada (sem os …), para ficar do modo que o texto na linha do menu fique como quando você pressiona a tecla Option.

++++

Para criar um atalho de teclado em geral, vá ao painel Keyboard & Mouse nas Preferências de Sistema e clique na aba Atalhos de Teclado. Pressione o botão "mais", e direcione o pop-up de aplicativo para o Safari.

Digite Navegação Privada como Título do Menu e seu atalho de teclado favorito (eu usei Control-Option-P) na caixa de atalho de teclado.

Ao voltar para o Safari (no OS X 10.5) ou reabri-lo (no 10.4), o menu Safari terá duas entradas para Navegação Privada. A primeira leva ao pop-up de confirmação, e o outro ativa o acesso instantâneo para a navegação privada. Pressione as teclas de atalho – Control-Option-P neste exemplo – e você começa a navegar em modo privativo.

Essa dica vale para qualquer item de menu que tenha uma elipse (os no final) que se modifique ao pressionar a tecla Option (ou qualquer outra tecla modificadora) e que não tenha um atalho de teclado designado.

Veja que a opção do Finder | Esvaziar Lixo… insere uma janela de confirmação na tela (e ao pressionar Option não aparece mais). Crie um atalho de teclado para tornar a tarefa mais fácil – mas não crie um para o Esvaziamento seguro do Lixo, que apaga arquivos para sempre!

Safari: duas opções de menu com o atalho criado
Depois: Surge uma segunda opção Navegação Privada com o atalho criado

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail