Home > Dicas

Navegue por seus sites prediletos mesmo quando estiver offline

Software gratuito torna disponível no PC o conteúdo das páginas web que você quiser. Pode-se baixar uma páginas ou sites inteiros.

Liane Cassavoy, da PC World / EUA

06/02/2009 às 14h14

web_disconectada_150.jpeg
Foto:

web_disconectada_150.jpegNão importa que navegador você use: Internet Explorer, Firefox, Safari, Opera ou ainda o Google Chrome. Todas são boas ferramentas para navegar na web, desde que você possua uma conexão com a internet. Deixe de lado esse detalhe mínimo e verá que a maioria dos browsers perde seu poder de fogo.

Mas saiba que não é o que acontece com o Wysigot Light, um navegador offline que captura sites inteiros de modo a permitir que você navegue por eles mesmo quando estiver desconectado, quem sabe durante um longo voo.

Seu modo de operar é simples. Ao executar o Wysigot Light, um assistente será aberto e irá pergunta que sites o usuário deseja baixar. Basta fornecer a URL e o tipo de download que deseja fazer.

O programa permite que se baixe a homepage, que se baixem também todas as páginas que estiverem linkadas à home e ainda há a opção de fazer o download do site como um todo.

Ao término do processo, as páginas baixadas ficam disponíveis em uma coluna à esquerda da página principal do programa. Sua distribuição lembra a árvore de hierárquica do Windows Explorer. Basta clicar no link desejado e o conteúdo será exibido na janela principal do Wysigot.

wysigot_light-big_350.jpg
Offiline: conteúdo de sites fica disponível mesmo sem conexão web

Claro que a interface do programa não lembra em nada o que você está acostumado a ver em seu browser. Ela é meio bagunçada e pesada. Apesar disso, você poderá navegar pelo site quase da mesma forma com se estive online.

É bom lembrar que alguns links podem estar indisponíveis, dependendo do tipo de download que tenha optado por fazer da página desejada.

Você também deverá definir se deseja ou não que scripts sejam executados, e desabilitar controles ActiveX e cookies. O resultado disso é que algumas páginas podem não funcionar corretamente.

O Wysigot Light tem a vantagem de checar se as páginas armazenadas sofreram algum tipo de atualização e, caso isso tenha ocorrido, elas serão atualizadas quando você estiver online, baseado em um agendamento que o usuário tiver definido. Os conteúdos atualizados serão exibidos em destaque, permitindo que você saiba o que mudou.

O Wysigot ainda oferece a possibilidade de capturar documentos armazenados em rede. A versão paga do software (40 dólares), o Wysigot Plus, acrescenta o poder de exportar o conteúdo baixado para outras aplicações no PC.

O desenvolvedor do Wysigot afirma que o programa pode vir a se tornar um browser de verdade. Se isso é verdade ou não, não importa. O utilitário é uma útil ferramenta para quem viaja muito e necessita passar muitas horas longe de uma conexão web. Nestes casos, ter acesso ao conteúdo desejado por ser importante.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail