Home > Notícias

Netbooks com Chrome OS podem ser anunciados nesta terça-feira

Convite para evento promete novidades sobre o Chrome. Especula-se que seja o lançamento de um netbook com o novo sistema da Google

IDG News Service

06/12/2010 às 0h40

Foto:

A Google anunciou para a próxima terça-feira (07/12) a realização de um evento prometendo excitantes novidades sobre o Chrome. Segundo rumores, essa poderá ser apresentação oficial do Chromebook - notebook ou netbook, não se sabe ao certo, com Chrome OS. A especulação sobre o lançamento ocorre há meses.

Recentemente, o Digitimes, site de Taiwan, publicou que smartbooks com a plataforma da Google seriam lançados neste mês de dezembro. Já em agosto, foi especulado que a versão beta do navegador Chrome 6 poderia também ser utilizada em tablets, já que os menus eram sensíveis ao toque. Na época, segundo a reportagem, o dispositivo com a plataforma e com o browser da Google seriam apresentados em novembro. 

No entanto, posteriormente, o CEO, Eric Schmidt, negou os boatos e afirmou que ele estava projetado para rodar exclusivamente em dispositivos com um teclado físico e que não estaria disponível nos próximos meses. Mas, o evento de amanhã pode estar no meio do caminho entre o comentário de Schmidt e a chegada às prateleiras.

Outro site que comentou o caso foi o Engadget, que prevê a apresentação de um netbook com a plataforma Chrome. No entanto, devido a sua fase beta, apenas cerca de 65 mil unidades estariam disponíveis e apenas "para amigos e pessoas próximos da Google".  

Foi divulgada, na última sexta-feira (03/12), uma suposta imagem do teclado do aparelho.

chromekeyboard21.jpg

Foto divulgada pelo site Engadget

Caso seja verdade, é interessante notar que algumas características voltadas para navegação, caso da tecla Caps Lock, por exemplo, está ligada a um botão de pesquisa; a tecla Shift tem uma luz indicadora, e algumas teclas de navegação estão localizadas acima das teclas numéricas.

Ainda assim, uma coisa é certa, o relógio está trabalhando contra a Google.

Chrome OS
A Google anunciou o Chrome OS em 2009. O sistema operacional foi projetado para ser rápido, exclusivamente focado em recursos de web e ter uma inicialização rápida. Há uma ano, a empresa anunciou ainda que contaria com parceiros como: ASUS, HP, Lenovo e Toshiba para o lançamento de seus netbooks. 

Mas, tudo mudou. Se em 2009, os netbooks eram a sensação do mercado, em 2010, os grande destaques são os tablets, como o iPad e Galaxy Tab. Portanto seria inteligente a companhia desenvolver seu sistema operacional beta que considere a atual situação. 

Quando a Google anunciou o Chrome em um post em seu blog, ela disse: 

"Este é um projeto novo e distinto do Android, que foi projetado para funcionar em uma variedade de dispositivos, como smartphones, por exemplo. E está sendo desenvolvido àqueles que gastam a maior parte do seu tempo na Web em netbooks e PCs".

Será que realmente precisamos de um Chrome para netbooks ou desktops e de Android para os dispositivos móveis? ?

Se a Google realmente quiser estar à frente de seus concorrentes, ela precisa oferecer o que a Apple e a Microsoft ainda não conseguiram: um sistema operacional que funcione com ou sem teclado e em uma grande variedade de dispositivos.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail