Home > Notícias

Netbooks já são 8% do mercado de PCs

Em 3 meses, foram vendidos 4,5 milhões de netbooks que deve ser principal produto em 2010.

IDG News Service / EUA

04/05/2009 às 8h22

Foto:

O número de netbooks vendidos em todo o mundo durante o primeiro trimestre de 2009 cresceu sete vezes em relação ao mesmo período do ano passado, alcançando 4,5 milhões de unidades, aponta o IDC. Os netbooks representaram 8% de todas as vendas de PCs no trimestre.

Apesar das incertezas a respeito do dispositivo, os netbooks têm conseguido atrair mais atenção desde o início do ano passado, disse Jay Chou, um dos analistas do IDC. Para ele, os ultraportáteis são atrativos como um computador secundário, devido ao seu preço baixo e tamanho pequeno. E o preço menor é que ajudou nas vendas, uma vez que, durante a crise, as pessoas estão diminuindo seus gastos.

"As pessoas têm diferentes expectativas para o que os netbooks devem fazer. Alguns estudantes, por exemplo, o usam como um dispositivo para tomar notas durante a aula porque não querem carregar um laptop de três quilos na faculdade", disse Chou.

O netbook também se direciona às pessoas que querem navegar na internet ou usar editores de texto. "As pessoas não precisam da potência de um Core 2 Duo todo o tempo. Geralmente, o uso da CPU fica em torno dos 5%".

As vendas de netbooks para o ano devem dobrar para 22 milhões, comparados ao ano passado, tomando uma maior participação nas vendas totais de PCs. A partir de 2010, os netbooks devem se tornar o suporte principal para o mercado, disse Chou.

Chou não ofereceu os números exatos de participação no mercado para cada fabricante no primeiro trimestre, mas não acredita ter havido grandes mudanças em relação ao quarto trimestre de 2008, quando a Acer ficou no topo das vendas, com 32% de participação, seguida pela Asus, com 26%. HP, Lenovo e Samsung seguem na lista.

pcw_logo_twitter_73.jpg
> Siga PC WORLD no Twitter em http://twitter.com/pcworldbrasil

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail