Netflix pode restringir compartilhamento de senhas entre usuários

Os parasitas de Netflix estariam com os dias contados?

Foto: Shutterstock
https://pcworld.com.br/netflix-pode-restringir-compartilhamento-de-senhas-entre-usuarios/
Clique para copiar

A Netflix anunciou que, em breve, limitará o compartilhamento de senhas das contas, já que esse tipo de atitude vai contra o seu modelo de negócios que, assim como o do Spotify, espera que cada família tenha a sua própria assinatura.

Compartilhar a conta não é um problema, inclusive, a Netflix sempre fez isso. Tanto é que, atualmente, se pode compartilhar uma assinatura oficialmente entre cinco pessoas dependendo do plano contratado. Contudo, cinco pode não ser o suficiente para quem quer compartilhar conteúdo com os amigos – mas, para isso, basta passar o e-mail e a senha para quantos excedentes desejar.

De acordo com um levantamento da empresa de pesquisas Magid, 35% dos Millennials compartilham suas senhas de serviços de streaming, enquanto 19% da Geração X faz o mesmo e apenas 13% dos Baby Boomers se comportam assim. Para se ter uma ideia, 9% de todas as pessoas que assistem ao conteúdo disposto na Netflix não pagam por isso e, por mais que 9% pareça pouco, essa porcentagem significa alguns bons milhões de dólares a menos, quantia que a Netflix não quer mais perder.

Durante a entrevista coletiva feita no início de outubro para avaliar os ganhos obtidos no terceiro trimestre de 2019, Greg Peters, diretor de produtos da Netflix, disse que a empresa encontrará “maneiras amigáveis para delimitar os limites ao consumidor” e que, por enquanto, não existem “grandes planos” para mudar esse cenário, portanto, a mudança deve acontecer suavemente, até porque, a Netflix não quer fazer com que esses 9% troquem de serviço de streaming.

Até então, se alguém quiser dividir sua conta com um grande número de pessoas, isso é totalmente possível, desde que nem todos acessem a plataforma ao mesmo tempo. Mas o que vai acontecer se a Netflix impor regras mais rígidas sobre a quantidade de pessoas que podem compartilhar o mesmo login e senha?

O site Daily Dot já tem uma hipótese de como a empresa pode acabar com isso: para restringir o compartilhamento de contas, a plataforma usaria um método para identificar os dispositivos IP que estão utilizando a mesma rede de computadores e quais não estão. Dessa forma seria possível dividir as contas por membros da família que, necessariamente, moram juntos, mas, ainda assim, parece um pouco injusto para as famílias que não têm todos os seus membros morando sob o mesmo teto.

tags

Relacionadas

Game de “Narcos” será lançado em novembro

O jogo não estará disponível para mobile

Netflix | Os lançamentos de filmes e séries para novembro de 2019

Terceira temporada de The Crown é um dos destaques

Netflix começa a analisar a audiência por categorias

Usuários são divididos em “Starters”, “Watchers” e “Completers"

HBO Max ganha direitos para transmitir animações do Studio Ghibli

É a primeira vez que o estúdio japonês disponibiliza seus títulos para uma plataforma de streaming

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site