Home > Notícias

Netflix sem HD para o Wii é sim um problema para a Nintendo

Nintendo diz que alta-definição não é importante, mas pesquisa mostra que conteúdo HD está caindo nas graças do público.

Matt Peckham, da PC World/EUA

19/01/2010 às 11h59

Foto:

Por mais que respeitemos a decisão do presidente da Nintendo,  Reggie Fils-Aime, de classificar a incapacidade do Wii de rodar vídeos em alta-definição como algo irrelevante, tendemos a achar que essa não é uma decisão acertada. E se as recentes pesquisas sobre o uso de alta-definição estiverem precisas, acreditamos que você, leitor, irá concordar conosco.

Segundo levantamento realizado em novembro nos Estados Unidos, 43% das pessoas “assistem programas em HD todos os dias”, comparado a apenas 26% em 2007. Esse crescimento de 65% em dois anos foi o suficiente para  a Knowledge Networks afirmar que publicitários que o HD está crescendo com acesso a todos os tipos de programas.

Aparentemente, as pessoas querem conteúdo em alta-definição e apenas parte do catálogo da Netflix é em HD. E quem acha que a Netflix irá esperar o console da Nitendo ser compatível com alta definição para ampliar seu catálogo pode tirar o cavalinho da chuva. Apostamos nossas fichas que a biblioteca HD deles irá crescer e muito ao longo de 2010.

Basta olhar para os concorrentes Microsoft e Sony que já  oferecem conteúdo HD. Ambas possuem acordos com a Netflix. É claro que é preciso uma conexão rápida para receber o conteúdo HD e tal conteúdo ainda não parece tão bom como o que se vê nos discos Blu-ray. Mas são claramente uma opção superior, e para pessoas que estão acordando para a alta-definição, isso pode ser decisivo na hora de escolher o aparelho.

Se você já tem um Xbox 360 ou um PS3, ter Netflix no Wii não é uma razão para comprar o console da Nintendo. Quem já tem um Xbox 360 ou um PS3, além de um Wii, pode não ver razão para usar o Wii para acessar conteúdo HD. E se você não tem nenhum dos três e quer comprar um que tenha o serviço da Netflix, consoles que oferecem alta-definição serão a opção, ou seja, o Xbox 360 ou o PlayStation 3, não o Wii.

Em entrevista à rede norte-americana de TV CNBC, o presidente da Nintendo disse que "a grande maioria do conteúdo disponível na Netflix não é HD, então não há perdas para o consumidor do Wii". Tal avaliação é correta, mas trata-se de uma visão de curto prazo, já que os planos de desenvolvimento HD da Netflix são altos.

gamesshutter_625.jpg

Mas o que é pior, Fils-Aime compara duas diferentes formas de entretenimento: "Consumidores votaram e mais de 26 milhões compraram o Wii. Então o consumidor está dizendo que a qualidade visual não é tão importante quanto o resto".

Terra para Nintendo: Filmes não são jogos (da última vez que eu chequei, a Netflix não estava oferecendo Mario ou Donkey Kong). Você não interage com o filme ou programa de TV do mesmo jeito que faz com New Super Mario Bros. Ou Wii Fit Plus. O valor do vídeo é visual. E nesse jogo em particular, o HD importa mais a cada dia.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail