Home > Notícias

NetMovies Live estreia transmissão de filmes pela internet

Serviço pode ser adquirido fora do pacote que inclui o aluguel de DVDs e Blu-ray. Até o final do ano, serão 2,5 mil títulos.

Guilherme Felitti, do IDG Now!

14/08/2009 às 19h19

Foto:

A locadora de filmes NetMovies, da holding Ideiasnet, estreou seu serviço de transmissão de filmes pela internet, chamado de NetMovies Live, complementando as áreas de atuação da empresa, como aluguel de DVDs e discos Blu-Ray.

"Inicialmente, serão 100 filmes, mas essa quantidade subirá diariamente. No final do ano, planejamos estar com 2,5 mil títulos disponíveis", detalha o diretor geral da NetMovies, Daniel Topel. A empresa tem um catálogo com cerca de 18 mil DVDs e Blu-ray.

Até agora, o mercado brasileiro de transmissão de filmes pela internet contava com a BlogPix (ZeroUm) e a TV Terra (Terra). O Mundo Fox, por sua vez, veicula capítulos de séries do canal online e de graça. Em ambos, assim como no novo serviço da NetMovies, usuários podem ver filmes na íntegra a partir do navegador sem a necessidade de instalar nada na máquina.

O serviço de transmissão da NetMovies suportará todos os sistemas e navegadores e não exige uma conexão mínima para reprodução de filmes, segundo fontes da empresa ouvidas pelo IDG Now!.

Atuais clientes dos planos de aluguel de DVDs e Blu-ray da NetMovies usarão o serviço gratuitamente. Usuários que queiram apenas os filmes em streaming pagarão 15,6 reais por 10 horas mensais de transmissão pelo plano NetMovies Live 10. O serviço afirma que estuda a possibilidade de um plano ilimitado.

A empresa permitirá que usuários contratem apenas a transmissão de filmes pela internet, o que fará com que a NetMovies alcance usuários que tenham uma conexão banda larga em qualquer ponto do território brasileiro. A NetMovies opera em 4 estados (SP, RJ, MG e PR), atendendo cerca de 90 cidades.

A iniciativa representa uma mudança em relação ao plano detalhado por Topel ao IDG Now! em maio de 2008. Na ocasião, o executivo afirmou que a NetMovies lançaria até o final daquele ano um serviço de venda e aluguel de downloads digitais, não de streaming.

Exatamente um ano depois, a Saraiva estreou seu serviço Saraiva Digital, o primeiro brasileiro de venda e aluguel de filmes digital.  Obras vendidas ou alugadas pela loja online usam tecnologia de proteção anticópias da Microsoft. O valor cobrado é de até 6,90 reais (aluguel) e de 39,90 reais (compra de obras).

Segundo Topel, a mudança foi feita tendo em vista a facilidade para o cliente. "O streaming é instantâneo; você clica e sai assistindo. Todo mundo tem o hábito de assistir o YouTube", afirma.

O modelo da NetMovies segue exemplo da Netflix, empresa norte-americana pioneira no modelo de serviço em que usuários escolhem filmes que queiram ver pela internet, recebendo-os em casa sem prazo para devolução.

Em janeiro de 2007, a Netflix anunciou que permitiria que seus clientes assistissem gratuitamente pela internet a mais de mil filmes. Uma conexão de 3 Mbps resultaria em resolução próxima à de conteúdos em DVD para o streaming pela internet.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail