Home > Notícias

Neva em Marte, sugere imagens captadas por robô da NASA

Braço robótico da nave Mars Lander desenterra pedaços de gelo, e fotos mostram que neve evapora antes de cair no solo.

Computerworld/EUA

30/09/2008 às 9h29

Foto:

Na segunda-feira (29/09), o robô espacial da NASA mostrou evidências de que está nevando em Marte. O braço robótico da nave Mars Lander, da missão Phoenix, que está no pólo norte do planeta há alguns meses testando elementos do solo,  desenterrou pedaços de gelo.

Além disso, executivos da NASA revelaram que um instrumento a laser da nave está lendo a atmosfera de Marte, e recentemente detectou neve caindo das nuvens acima da superfície - mas aparentemente a neve evapora antes de atingir o solo.

As fotos enviadas mostram pequenas fraturas na superfície e pequenos rastros de água. “Estamos procurando evidências de que a neve pode alcançar o chão”, diz o cientista da Estação Meteorológica do Phoenix, Jim Whiteway.

Experimentos recentes com o braço robótico mostram ainda a presença de carbonato de cálcio, ingrediente presente no barro e no giz, ambos com água em sua fórmula.

Os cientistas esperam ainda ativar um microfone para a obtenção de sons de Marte antes que a nave da missão pare de funcionar com a chegada do inverno - já que a mesma atua por energia solar.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail