Home > Notícias

Nevada, nos EUA, aprova circulação de carros controlados por robôs

Lei autoriza Departamento de Trânsito a regulamentar uso de veículos que rodam sem motorista - e a Google tem interesse especial no assunto.

PC World/EUA

24/06/2011 às 14h16

Foto:

Nevada é agora o primeiro Estado dos EUA a legalizar carros autônomos, que funcionam sem motorista. A Lei 511, aprovada na quinta-feira (23/6), autoriza o Departamento de Transportes a esboçar um novo conjunto de regulamentos e regras  para os veículos que se dirigem sozinhos.

Mas, antes que os moradores de lá saiam por aí soldando microcontroladores a seus volantes, um aviso: o governo de Nevada precisa primeiro escrever o arcabouço legal. Os veículos robóticos só poderão trafegar se atenderem às exigências legais referentes aos padrões de performance e licenciamento. O governo de Nevada também designará áreas onde esses veículos terão permissão para circular.

No mês passado, a Google fez lobby naquele Estado marcado pelo predomínio de desertos para a aprovação do uso de veículos autônomos, o que provavelmente tem a ver com sua frota de carros que se autoconduzem - e que já rodaram cerca de 224 mil quilômetros. Este é um grande passo rumo às viagens automatizadas e às estradas robotizadas e de alta velocidade do futuro.

Quem será melhor motorista, o homem ou o robô? Só o tempo dirá.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail