Nike lança tênis que se ajusta automaticamente aos pés do usuário

Produto pode ser controlado por um aplicativo no smartphone e se "molda" de acordo com a pressão. Calçado chega às lojas em fevereiro

Foto: Nike
https://pcworld.com.br/nike-lanca-tenis-que-se-ajusta-automaticamente-aos-pes-do-usuario/
Clique para copiar

Após alguns teasers nas redes sociais, a Nike finalmente apresentou sua versão dos tênis do filme De Volta Para o Futuro 2. Chamado "Adapt BB", o calçado tem como principal atrativo um recurso em que é possível ajustar o produto aos pés do usuário de forma automática. As informações são do Engadget.

Inicialmente, o público alvo do Adapt BB são atletas que praticam esportes de alta intensidade, como é o caso do basquete. Segundo a Nike, no decorrer de uma partida de basquete, o pé do jogador pode se expandir em quase metade do tamanho original, o que pode afetar desde o conforto até o desempenho do esportista na quadra.

Por esse motivo, o basquete foi o primeiro esporte escolhido para receber o calçado. "A possibilidade de escolher ajustar rapidamente seus sapatos durante uma partida é um elemento fundamental, e acreditamos que isso irá aprimorar a experiência do atleta", destacou Eric Avar, diretor criativo de inovação da Nike.

A fabricante também afirma que o sistema de amarração tem capacidade para criar 14,5 quilos de força, quase a mesma energia usada para puxar um cabo de paraquedas padrão. É possível controlar os ajustes via um aplicativo para smartphone ou manualmente, por meio de dois botões nas laterais do calçado.

Como funciona

A partir de duas tecnologias distintas de malha, a Flywire e a Flyknit, o tênis utiliza um motor com engrenagens que detectam automaticamente a tensão provocada pela pisada do usuário. Depois, o item se ajusta para manter os pés confortáveis mesmo diante de tanta pressão.

O tênis também precisa ser recarregado periodicamente para usufruir dessas características, porém a Nike alega que o acessório pode ficar 14 dias longe da tomada. O tempo de recarga é de aproximadamente três horas e acontece por meio de um adaptador sem fio que acompanha o produto. Além disso, o tênis e suas ferramentas receberão updates futuros para melhorar o uso - uma das atualizações prometidas diz respeito a configurações para aquecimento interno do sapato.

O Adapt BB tem lançamento previsto para fevereiro, e terá preço sugerido de US$ 350 (cerca de R$ 1.300 na conversão atual).

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site