Home > Notícias

Nike larga pulseiras e adota smartwatch com app para o Samsung Gear S

O aplicativo Nike+ Running vai vir pré-instalado no novo relógio inteligente da Samsung, sinalizando que a empresa estaria mesmo deixando de fazer hardware

Da Redação

29/08/2014 às 18h11

nikegears 520.jpg
Foto:

A Nike está abandonando o mercado de pulseiras de fitness para entrar no mercado de smartwatches. Mas ao invés de oferecer o hardware, empresa está lançando um app para o novo relógio inteligente da Samsung, o Gear S, que foi anunciado esta semana pela fabricante.

O aplicativo Nike+ Running virá pré-instalado no  Gear S e vai fazer bom uso do GPS e da conexão celular disponíveis no smartwatch. Quando estiverem correndo, os usuários poderão gravar suas rotas e conferir a velocidade mesmo que tenham deixado seus smartphones em casa. O app também tem um player de música incluído e conectividade com o Facebook para "torcida dos amigos".

Vantagem do GPS

O Samsung Gear S não é certamente o único vestível com GPS, mas esse recurso está ausente de boa parte dos concorrentes e também de pulseiras de fitness conhecidas, como Jawbone Up e Fitbit Flex. Sem GPS, as pulseiras de fitness acabam funcionando apenas como contadores de passos, sem possibilidade de medir velocidade ou rota, por exemplo.

Além disso, o Gear S é até agora o único smartwatch com conectividade celular própria. Para aplicações de fitness, o recurso é útil, especialmente porque livra o corredor de ter de carregar seu smartphone na hora da corrida (claro que ainda não se sabe quanto as operadoras vão cobrar de tarifa pelo uso de celular nos relógios).

Mais software, menos hardware

Para a Nike, a parceria é parte de um foco mais abrangente em software e serviços, que se casa com os rumores divulgados em abril de que a empresa estaria abandonando o negócio de hardware de fitness. A Nike minimizou os rumores, sem no entanto negá-los completamente, e continua a vender sua pulseira FuelBand.

A parceria com o Gear S é o primeiro passo da Nike na direção de incluir seu software em hardware de terceiros. Por enquanto, porque como a empresa até hoje tinha uma parceria estreita com a Apple, o anúncio de um dispositivo vestível esperado pelo mercado no dia 9 de setembro pode trazer mais novidades sobre a empresa de tecnologia esportiva. O Gear S da Samsung será comercializado apenas em outubro, sem preço ou data específica anunciados.

Fonte: TechHive - USA

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail