Home > Notícias

Nintendo 3DS: as perguntas ainda sem resposta

O novo portátil da Nintendo é de fato impressionante, mas muitos detalhes sobre seu hardware ainda são desconhecidos

David Ayala

16/06/2010 às 14h41

Foto:

A tendência 3D entre os eletrônicos de consumo atingiu um novo patamar ontem quando a Nintendo anunciou seu novo portátil, batizado de Nintendo 3DS, um sistema que não exige óculos especiais e promete simplicidade e elegância para os gamers que desejam uma experiência em 3D. E após colocar as mãos no novo gadget durante a E3, não me restam dúvidas de que a era do 3D eficiente e com bom-senso finalmente chegou.

Mas aqui na PC World nós nos importamos tanto com o motor sob o capô quanto com o acabamento de nossos carros, e nesse quesito a Nintendo ainda tem muito a dizer sobre seu portátil revolucionário.

Como funciona o efeito 3D?

Já havíamos publicado um sumário das tecnologias 3D disponíveis (link em inglês), e após cutucar os representantes da Nintendo em busca de mais informações, ficou claro que eles não querem divulgar seus segredos ainda. Entretanto, dado que a “profundidade” do efeito 3D pode ser ajustada com um controle na lateral de tela, parece que há algum tipo de difusão de luz acontecendo no aparelho.

Eu especulei em março que o 3DS teria uma tela baseada em uma tecnologia chamada Parallax Barrier (na qual a Sharp é pioneira), que funciona difundindo luz polarizada separadamente para cada olho. Provavelmente é a tecnologia em uso, mas os detalhes sobre como a Nintendo controla a profundidade da imagem ainda são um mistério.

Turbine seu Wi-Fi

A Nintendo anunciou um robusto sistema de comunicação via Wi-Fi entre consoles que podderá transmitir dados sobre jogos que você nem está jogando para outros 3DS que você encontrar no caminho. Por mais maravilhoso que isso possa parecer para jogos no estilo Pokémon, estou preocupado com um repeteco do Nintendo DS e seu horrendo sistema de criptografia wireless, que suporta apenas WEP. 

gamesshutter_625.jpg

Melhores opções de segurança são essenciais para um novo sistema, e a Nintendo poderia aproveitar e tornar seu sistema pronto para o futuro adicionando suporte a redes N também. O DS sempre me pareceu “preso no passado” quando o assunto eram as especificações de hardware, portanto um design mais pensado no futuro ajudará a manter o aparelho como item relevante para os geeks nos próximos anos.

Os megapixels!

O 3DS tem três câmeras, duas na tampa para fotos em 3D e uma frontal, sobre a tela principal, apontando para o jogador. Mas quantos megapixels eles tem? O DSi tem duas câmeras de 0.3 megapixels, mas espero que a Nintendo faça muito melhor no 3DS. 

A perspectiva de um aparelho que pode tirar e mostrar fotos em 3D vai ser um enorme incentivo às vendas entre os consumidores, mas a tecnologia da câmera precisa ser boa para assegurar sua longevidade no mundo dos gadgets. A julgar por minha experiência com o aparelho, não fiquei nada impressionado com a qualidade das fotos. O efeito 3D era legal e divertido de brincar, mas as imagens propriamente ditas ficariam horríveis em uma tela 2D típica.

Multitoque?

O 3DS tem uma tela sensível ao toque, mesmo recurso que fez do DS original um enorme sucesso entre os consumidores. A demonstração do jogo Nintendogs feita pela Nintendo  na E3 permitia que os usuários interagissem com cãezinhos na tela usando uma caneta, assim como no jogo original para o DS.

Embora a tecnologia funcione vem neste jogo, me pergunto se a Nintendo simplesmente ignorou todo o fenômeno do multitoque em jogos que acontece no iPhone. A plataforma DS sempre priorizou a interface sobre a aparência ou hardware, então a adição de multitoque é algo que parece natural para o aparelho, sem falar que seria uma nova dimensão com a qual os desenvolvedores poderiam brincar.

Há ainda mais coisas para descobrir sobre o 3DS. Que tipo de processador se esconde sob o capô, gerando as impressionantes imagens em 3D que a Nintendo está prometendo? E quanto à resolução da tela e a estranha porta infravermelha que vi na traseira do aparelho que usei? No momento, a Nintendo está quieta e não divulga mais nenhuma informação. Mas tenho certeza que todos os participantes da E3 entusiasmados com Kid Icarus e Star Fox são um bom indicador da reação do público no momento.

Espero que, quando a Tokyo Game Show acontecer neste ano, a Nintendo esteja pronta para revelar todos os detalhes sobre sua maravilha portátil.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail