Home > Notícias

Nintendo 3DS: o que esperar do console portátil com 3D

Equipamento será lançado em 2011 e promete imagens em 3D sem a necessidade de óculos especiais, mas e quanto ao resto?

Ian Paul, da PC World/EUA

23/03/2010 às 16h53

NINTENDO_3DS_150.jpg
Foto:

A Nintendo anunciou nesta terça-feira (23/3) que está desenvolvendo uma versão do portátil Nintendo DS com tecnologia de imagem 3D, sob o nome de Nintendo 3DS. Segundo a empresa, o aparelho chegará ao mercado antes do término do ano fiscal da empresa – março de 2011 - e que os gamers não precisarão de óculos 3D para utilizá-lo.

Fora isso, há poucas informações sobre os planos da empresa, mas algumas questões já foram levantadas pelo anúncio.

  • O que eles querem dizer com “não precisará de óculos 3D”?

A maior parte do desenvolvimento da tecnologia que dispensa óculos 3D tem sido direcionada a TVs de alta definição e monitores de computadores. Geralmente, os óculos especiais são necessários para separar a imagem 3D da tela em duas seções, uma para cada olho.

Agora, as empresas estão desenvolvendo camadas de telas que precisam apenas que o usuário esteja em uma posição específica em frente à tela para ver a imagem 3D; se a posição for mudada, o efeito é perdido. Algumas companhias, como a Sunny Ocean Studios, estão trabalhando com tecnologias de camadas que permitirão visualizar uma imagem 3D em mais de um ângulo.

3D_sem_oculos

Esquema mostra com imagens 3D são formadas sem uso de óculos especiais

É importante ressaltar que há outras soluções para dispensar o uso dos óculos 3D, mas a maior parte delas requer uma câmera para monitorar o ângulo do usuário, e não seriam muito práticas e nem baratas para serem adotadas em um dispositivo móvel de jogos.

  • Quando veremos o Nintendo 3DS?

A Nintendo ainda não anunciou uma data de lançamento específica, mas o portátil deve chegar às lojas durante os próximos 12 meses, segundo informações da empresa. Não há como saber se o lançamento será global ou se o 3DS chegará primeiro ao Japão - aliás como de costume.

gamesshutter_625.jpg

A companhia pretende divulgar mais informações durante a Electronic Entertainment Expo (E3), que será realizada nos dias 15 a 17 de junho, em Los Angeles, nos Estados Unidos.

  • Ele será compatível com os jogos já lançados?

Mesmo parecendo um grande salto de tecnologia – algo que geralmente causa problemas de compatibilidade -, a Nintendo afirma que o 3DS será completamente compatível com os games já lançados para o Nintendo DS e DSi.

  • Qual será o preço?

A companhia ainda não apresentou detalhes sobre o preço, portanto ainda não se sabe quanto ele custará.

  • O formato do portátil será redesenhado?

Considerando que o 3DS será compatível com os outros títulos das versões anteriores, a companhia provavelmente manterá o formato de duas telas para o novo console. A Nintendo poderia desenvolver uma tela maior, mas o formato de tela dupla é popular entre os usuários: a empresa diz que já vendeu mais de 125 milhões de unidades do DS e do DSi desde que lançou a primeira versão do portátil em 2004.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail