Home > Notícias

Nintendo alerta contra uso de app para criar “Super Pokemons”

App modifica personagens de jogos no Nintendo DS e 3DS. Jogos podem se tornar instáveis, e usuários podem ser banidos de torneios.

Jay Alabaster

28/06/2013 às 11h27

Foto:

A Nintendo emitiu nesta sexta-feira um alerta contra o uso de um app para smartphones que pode criar Pokemons personalizados e super poderosos para os jogos da série Pokemon em consoles portáteis.

A empresa disse que quem usa o app PokeCreator se arrisca a tornar o jogo instável ou mesmo a inutilizá-lo.

“Se Pokemons ilícitos forem usados em partidas com um parceiro, há casos onde ele podem causar problemas para o parceiro, como jogabilidade instável e outros efeitos negativos”, disse a Nintendo em um comunicado em japonês.

Disponível para iOS e Android, o PokeCreator permite que os jogadores criem seu próprio Pokemon definindo livremente atributos como vitalidade, habilidades especiais e força dos ataques. O site instrui os usuários a mudar o endereço do servidor DNS na configuração de rede de seus consoles (Nintendo DS ou 3DS) para que possam receber os Pokemon modificados e usá-los no jogo.

pokecreator_ios-360px.jpg
PokeCreator no iOS, modificando os atributos de um Bulbasauro

A descrição do app, que atualmente custa US$ 1.99 na iTunes Store ou US$ 0.99 no Google Play, diz: “Cansado de lutar para subir de nível, treinar e cruzar Pokemons? Quer ser o melhor treinador que há?”. O utilitário é compatível com os jogos Pokémon Black 2/White 2, Black/White, HeartGold/SoulSilver, Diamond/Pearl e Platinum no Nintendo DS e Nintendo 3DS, e tem uma avaliação de quatro estrelas na iTunes Store e 4 estrelas e meia no Google Play.

A Nintendo diz que não irá reparar jogos e sistemas danificados pelo uso do app, e que jogadores que usarem Pokemons modificados em torneios públicos serão automaticamente desqualificados e impedidos de participar no futuro.

Pokemon (uma abreviação de “Pocket Monster”) é uma das principais franquias da Nintendo, com dois jogos da série liderando a lista de jogos para o Nintendo DS mais vendidos em todos os tempos. Os jogadores podem capturar e treinar Pokemons e usá-los em batalhas contra outros treinadores para prosseguir. Os jogos tem uma devotada base de fãs, e deram origem a séries de TV e filmes.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail