Home > Notícias

Nintendo anuncia o Nintendo 3DS

Console mostra gráficos em 3D sem o uso de óculos especiais

Rafael Rigues

15/06/2010 às 14h37

Foto:

Satoru Iwata, CEO da Nintendo, apresentou durante a palestra da empresa na E3 2010 o Nintendo 3DS. Com design que lembra o atual Nintendo DSi, o console conta com uma tela especial de 3.5 polegadas e proporção widescreen, capaz de mostrar imagens com efeito 3D sem a necessidade de óculos especiais.

O console segue o design de seu antecessor, o Nintendo DS, com algumas modificações. Além do tradicional controle direcional em forma de cruz, há um "Slide Pad", um controle analógico para movimentação mais precisa em jogos 3D. A tela inferior continua sendo sensível ao toque, mas só exibe imagens em 2D. O efeito 3D na tela superior pode ser ajustado com um controle deslizante, desde "desligado" até o máximo, para que cada jogador encontre seu ponto de conforto.

Miyamoto e 3DS - 300px

Shigeru Miyamoto mostra o Nintendo 3DS

Assim como no DSi o 3DS tem câmeras digitais, duas delas. Uma sobre a tela superior filma o jogador, como a webcam em um PC. Mas outra câmera na tampa, apontando "para fora", conta com duas lentes e é capaz de capturar fotos em 3D, como a camera digital Fuji Finepix Real3D W1. O console também é equipado com sensores de movimento e giroscópio, que permitirão que os desenvolvedores implementem algumas das inovações de jogabilidade desenvolvidas no Nintendo Wii no portátil.

Segundo IWata, o 3DS está "sempre conectado", assim como o Nintendo Wii, constantemente procurando pontos de acesso Wi-Fi e usando esta conexão para download de conteúdo, como personagens e fases extras em jogos. E assim como no Wii, este serviço será gratuito.

Embora não haja detalhes técnicos, um trailer do jogo Kid Icarus: Uprising, desenvolvido especialmente para o 3DS e mostrado no telão coloca a capacidade gráfica do console em nível similar à do PSP, com gráficos 3D detalhados e efeitos de luz e sombra sofisticados. Confira:

A Nintendo anunciou que vários grandes nomes na indústria de games estão desenvolvendo games para seu console, citando franquias como Kingdom Hearts (Square Enix), Resident Evil (Capcom), Metal Gear Solid (Konami), Assassins Creed (EA) e Ridge Racer (Namco).

gamesshutter_625.jpg

Infelizmente a Nintendo não revelou preço, nem data de lançamento, para seu novo console. Mais informações sobre o Nintendo 3DS estão disponíveis no site especial da Nintendo para a E3, em e3.nintendo.com

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail