Home > Notícias

Declarações da Nintendo levantam especulação sobre a Apple, jogos online e 3D

Frases de Satoru Iwata e Shigeru Miyamoto dão pistas sobre decisões da empresa

AJ Glasser

10/05/2010 às 15h53

Foto:

Declarações recentes do presidente da Nintendo, Satoru Iwata, e do criador de Super Mario Bros., Shigeru Miyamoto, em várias publicações sugerem que a Nintendo vê a Apple como "futura inimiga", que a empresa está "desesperada para definir" uma estrutura para o mercado online e que será possível desativar a função 3D no Nintendo 3DS.

A primeira afirmação vem do jornal britânico Times Online. Um relato afirma que Iwata "disse recentemente a seus executivos-sênior" que a Apple, com seu iPhone e iPad, é rival da Nintendo no mercado de jogos. Não é preciso ser um gênio para saber que a Nintendo e a Apple visam o mesmo público com seus aparelhos. Entretanto um segundo estudo feito por Katy Huberty, da Morgan Stanley (via IndustryGamers) apoia esta afirmação demonstrando que o iPad afeta as vendas de videogames portáteis da mesma forma que afeta as vendas de netbooks. Combinando tudo isto à recente queda nas vendas do Wii, concluímos que a declaração atribuída a Iwata parece legítima.

A segunda afirmação é menos confiável, pois é especulação. Mas ela vem de Miyamoto, chefe da equipe de Entertainment Analysis and Development da Nintendo, então há um certo valor nela. Ele disse à revista Edge: "Provavelmente a outra coisa que estamos desesperados para definir é uma estrutura de negócios online. Cobramos mensalidades de novos consumidores para que possam participar de atividades online? Ou damos uma assinatura de graça e oferecemos um "algo mais" pago? Creio que, nestas estratégias, somos menos ativos do que deveríamos ser". Embora uma mensalidade para uso online do Wii ainda não seja realidade, a afirmação foi o suficiente para causar discussão.

A terceira afirmação é a que tem mais peso, embora não seja uma citação direta. Em uma entrevista à Associated Press sobre a recente divulgação de resultados da Nintendo, Iwata teria dito ao repórter que a função 3D do futuro portátil Nintendo 3DS poderá ser desligada, permitindo aos jogadores jogar com ou sem o efeito 3D. Ninguém viu o console até o momento, mas de acordo com os resultados fiscais da Nintendo, sabemos que ele estará nas prateleiras ainda neste ano.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail