Home > Notícias

Nintendo escolhe tecnologia Pica 3D para o Nintendo 3DS

Novo portátil é capaz de exibir imagens tridimensionais sem o uso de óculos especiais

Sumner Lemon

22/06/2010 às 12h10

Foto:

O Nintendo 3DS usará uma unidade de processamento gráfico (GPU) desenvolvida por uma empresa japonesa, que foi selecionada em detrimento de tecnologia de gigantes como a NVIDIA e Advanced Micro Devices (AMD), diz um analista.

A Digital Media Professionals (DMP), de Tóquio, anunciou na segunda-feira que sua tecnologia de gráficos PICA200 está sendo utilizada pela Nintendo, encerrando especulação sobre quem desenvolveu o sistema gráfico do novo console. O 3DS, que a Nintendo exibiu pela primeira vez durante a conferência E3 na semana passada, é o sucessor do popular portátil Nintendo DS.

Como o DS, o protótipo do 3DS mostrado na E3 tem duas telas, uma superior medindo 3.5 polegadas e outra inferior com 3 polegadas. Mas o principal destaque do console é a capacidade de exibir imagens 3D sem que o usuário precise de óculos especiais, um recurso que é possível graças ao sistema gráfico da DMP.

O acordo com a Nintendo certamente dará um grande impulso à DMP.

A Nintendo escolheu a tecnologia da empresa depois de considerar ofertas da ATI, divisão de gráficos da AMD, que desenvolveu os chips de vídeo usados no Nintendo Wii e XBox 360, da Microsoft, disse o analista Jon Peddie em seu blog. Outras empresas que foram levadas em consideração pela Nintendo incluem a NVIDIA, que projetou o chip de vídeo do PlayStation 3, bem como a ARM, que desenvolveu o processador e tecnologia de vídeo usados no Nintendo DS.

Outra empresa avaliada pela Nintendo em sua busca de três anos pela tecnologia certa foi a Imagination Technologies, uma empresa inglesa que tem a Apple entre seus acionistas, disse Peddie.

gamesshutter_625.jpg

A Nintendo selecionou a DMP no ano passado. Desde então a empresa em trabalhando para integrar a tecnologia no Nintendo 3DS, trabalhando para se certificar de que o sistema gráfico possa se integrar aos outros componentes e oferecer a combinação de eficiência energética e desempenho necessários, disse o analista.

“O que importa é que exibir gráficos incrivelmente sofisticados em um aparelho portátil de baixo custo com imagem 3D não só é possível, como é algo que já está entre nós. O sistema gráfico do 3DS oferece muito espaço para exploração e esperamos ficar muito entusiasmados em ver e jogar o que a Nintendo e seus parceiros nos oferecerem no lançamento”, escreveu Peddie.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail