Home > Notícias

Nintendo DS com capacidade 3D chega em março de 2011

Anúncio é feito pela Nintendo poucos dias antes de o modelos Nintendo DSi XL começar a ser vendido nos Estados Unidos.

Martyn Williams, do IDG News Service

23/03/2010 às 8h43

nintendo_dsixl_150.jpg
Foto:

A Nintendo planeja lançar uma nova versão do seu videogame do Nintendo DS que criará aos usuários a ilusão de 3D sem a necessidade de usar de óculos especiais, de acordo com anúncio feito nesta terça-feira (23/3).

Segundo a empersa, o dispositivo, temporariamente chamado de 3DS, será lançado no Japão até o fim de março do ano que vem. Nenhum outro detalhe foi dado, mas a Nintendo afirmou que dará mais informações durante a E3, evento de games que acontecerá em junho, nos Estados Unidos.

A tecnologia 3D emergiu como grande tendência nos eletrônicos de consumo e muitas fabricantes de TV terão lançamentos ainda em 2010. Estes aparelhos mostrarão duas diferentes imagens, e óculos são necessários para que cada olho consiga ver a imagem corretamente e o cérebro seja “enganado” criando uma sensação de profundidade.

Uma forma alternativa de atingir o efeito 3D é colocar um filtro diretamente na frente da tela que consiste em milhares de pequenas lentes. As lentes focam cada imagem em um ponto fixo no espaço e o usuário percebe a ilusão 3D desde que esteja assistindo a imagem naquela posição determinada. Embora tenha a vantagem de não exigir óculos especiais, esta tecnlogia restringe o ângulo de visualização e significa que, na prática, apenas uma pessoa pode ver o efeito 3D.

nintendo_dsixl_300
Anúncio surpreende porque é feito dias antes de o
Nintendo DSiXL começar a ser vendido nos EUA

As vendas do Nintendo DS vêm caindo nos últimos trimestres. Nos nove meses finais de 2009, a Nintendo vendeu 23,4 milhões do game portátil no mundo, queda de 9% em relação ao mesmo período de 2008. As vendas de jogos durante o mesmo período caíram 25%, atingindo 121,4 milhões de unidades, de acordo com a empresa.

A Nintendo recentemente lançou um novo modelo do DS no Japão, com duas telas maiores. As telas do DSi LL possuem 4,2 polegadas, o que as deixa com o dobro da área das telas do DS Lite e maiores do que a tela de 3,25 polegadas do DSi.

gamesshutter_625.jpg

O anúncio dessa terça-feira é incomum porque vem apenas alguns dias antes do lançamento do novo DS nos Estados Unidos. Chamado DSi XL, o portátil chegará às lojas no próximo dia 28 de março.

Ao anunciar a versão 3D do portátil, a Nintendo corre o risco de perder consumidores que planejavam comprar o DSi XL, que podem esperar por mais detalhes da versão 3D do portátil.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail