Home > Notícias

Nintendo registra queda de 61% em lucro no 2º trimestre

Entre abril e junho deste ano, a Nintendo apresentou lucro de US$ 439 milhões e queda de mais de 60% nas vendas do Wii e do Nintendo DS.

IDG News Service

30/07/2009 às 10h19

Foto:

O lucro da fabricante japonesa de eletrônicos Nintendo apresentou uma queda anual de 61% no segundo trimestre do ano, que equivale ao primeiro trimestre fiscal da companhia. O resultado divulgado nesta quinta-feira (30/7) se deve a uma diminuição brusca nas vendas do console de games Wii e do portátil Nintedo DS, bem como à valorização da moeda japonesa, informou a fabricante.

No período de abril a junho deste ano, a Nintendo apresentou um lucro de 42 bilhões de ienes (439 milhões de dólares). As vendas da empresa também apresentaram queda no trimestre, somando 253 bilhões de ienes (2,64 bilhões de dólares), 40% abaixo do resultado apresentado no segundo trimestre de 2008.

As vendas do Wii somaram 2,2 milhões de unidades no trimestre, o que representou quedas de 65% na região das Américas e de 60% no Japão, em um ano. Na Europa, as vendas do console caíram 47% em relação ao mesmo período do ano passado.

As vendas do portátil DS atingiram 6 milhões de unidades - um milhão de unidades abaixo do que foi vendido no segundo trimestre de 2008. Em resposta à queda nas vendas do portátil, a Nintendo desenvolveu uma nova versão do DS, chamada DSi, lançada no Japão no ano passado.

A novidade chegou aos Estados Unidos e à Europa em abril, mas as vendas do último trimestre ainda permaneceram baixas em relação ao ano passado. Assim como a Sony, que apresentou prejuízo de 388 milhões de dólares e queda anual de 19% nas vendas durante o segundo trimestre, a Nintendo foi afetada pela valorização da moeda japonesa perante ao dólar e ao euro entre abril e junho.

A valorização do iene tornou mais caros os produtos fabricados no Japão, além de reduzir as margens de lucro das unidades vendidas em outros mercados, além do japonês. As vendas de jogos também caíram no segundo trimestre.

A Nintendo informa ter vendido 29 milhões de títulos para Wii e 31 milhões para o portátil DS, somas que representam quedas anuais de 20% e 23% em vendas, respectivamente. A fabricante atribuiu a queda ao número inferior de novos títulos anunciados no trimestre.

Para o ano fiscal de 2010, que vai de abril de 2009 a março do próximo ano, a Nintendo manteve a previsão de gerar um lucro líquido de 300 bilhões de ienes (3,13 bilhões de dólares) e vendas de 1,8 trilhão de ienes (18,8 bilhões de dólares). No ano fiscal de 2009, a empresa alcançou um lucro líquido de 279 bilhões de ienes (2,9 bilhões de dólares) e vendas de 1,84 trilhão de ienes (19 bilhões de dólares).

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail