Home > Notícias

Nintendo registra queda no lucro pela primeira vez em seis anos

A companhia enfrentou uma baixa demanda dos videogames Wii e DS e ausência de games populares.

IDG News Service

06/05/2010 às 11h42

Foto:

A Nintendo teve uma queda em seus lucros pela primeira vez nos últimos cinco anos em março de 2010, devido a pressão pela queda na demanda de seus dispositivos Wii e DS, falta de games populares e a força da moeda japonesa yen.

A companhia afirmou que o lucro referente ano fiscal da empresa, de abril de 2009 para março de 2010, foi de 2,5 bilhões de dólares, uma queda anual de 18%. As vendas somaram 16 bilhões de dólares, queda de 22% durante o período.

A Nintendo se arrastou com os baixos números de venda do Wii durante a primeira metade do ano fiscal, mas conseguiu ampliar a demanda com um corte no preço durante as vendas de final de ano. A redução de 20% no preço do Wii ajudou a aumentar as vendas, mas não o suficiente para recuperar o prejuízo do primeiro semestre.

No total, foram 20,5 milhões de consoles Wii vendidos no período, queda de cerca de seis milhões em relação ao ano fiscal anterior.

Os resultados para o portátil DS variam. O dispositivo obteve recorde de vendas na América do Norte durante o ano fiscal, mas o cenário não mudou no Japão, e, na Europa, as vendas caíram cerca de um terço, reduzindo os números de vendas globais.

Enquanto os dados são pobres se comparados aos anos anteriores, as vendas líquidas e o lucro são os terceiros maiores já registrados pela companhia.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail