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Nissan lança carro com tecnologia para previnir acidentes

Fabricante automobilístico prevê ainda acessório ecológico, que pretende otimizar o uso de combustível controlando aceleração.

IDG News Service/Japão

05/08/2008 às 15h47

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A Nissan desenvolveu dois novos sistemas que comunicam informações de segurança e eficiência de combustível para os motorista através de feedback nos pedais e volante.

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O primeiro, chamado ‘prevenção de colisão lateral’, usa um radar de onda milimétrica para monitorar o ponto cego -  área que fica exatamente atrás do carro onde outros veículos e objetos não podem ser facilmente vistos pelo retrovisor. O sistema indica a presença de um objetivo com uma pequena luz próxima ao retrovisor lateral. Ele funciona com outros sistemas no carro para perceber quando o motorista está prestes a fazer uma manobra perigosa.

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“Todos os tipos de tecnologias são combinadas”, disse Yasuhisa Hayakawa, engenheiro do grupo de desenvolvimento tecnológico da Nissan. “Além do sistema milimétrico, ele ainda usa uma câmera e mede a relação entre faixas de modo que toda a informação do sensor será combinada para detectar que um veículo está se aproximando por trás e também que o motorista está tentando fazer uma mudança de faixa.”

Quando o motorista tenta alterar uma faixa com um carro no ponto cego, um alerta sonoro toca suavemente e o volante resiste à virada.
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Em um test drive do sistema, é possível notar que é fácil vencer a resistência do volante, se for realmente necessária a mudança de faixa, mas em situações normais o travamento seria uma advertência suficiente para evitar colisões.

O sistema de prevenção de colisões laterais integra a família “Safety Shield” da Nissan, formada por quatro tecnologias desenhadas para manter a segurança do motorista. Alguns automóveis já possuem o controle de distância, que auxilia o acelerador a voltar suavemente e aciona o freio se você ficar próximo demais do veículo da frente. E na hora de uma partida, o sistema monitora as sinalizações da via e ainda fornece um alerta se você estiver se confundindo e saindo de sua faixa.

A quarta tecnologia é o apoio à prevenção de colisões, que observa objetos vindos na direção do carro quando o motorista está manobrando. A Nissan fará a demonstração dessas tecnologias em seu congresso ITS World, em Nova York, em novembro.

Direção ecológica

A empresa está ainda aplicando um pouco da mesma base tecnológica para tornar a direção mas ambientalmente responsável. O pedal ativador usado no controle de distância tem sido empregado para indicar quando o carro está sendo dirigido de forma mais eficiente.

Chamado de ‘eco-pedal’, o sistema é ligado a um computador que monitora a eficiência de consumo de combustível durante a aceleração.
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Dentro desse intervalo, uma luz se acende no painel. Ela começa a piscar quando o carro começa a se mover fora da zona de otimização e fica laranja quando o carro está sendo dirigido de forma ineficiente. Ao mesmo tempo, o ativador no acelerador traz o pedal de volta suavemente para indicar ao motorista que deveria ir com mais calma para aumentar sua eficiência.

Caso o motorista queira realmente acelerar, a resistência pode ser ultrapassada sem muito esforço, ou o sistema inteiro pode ser desligado, conforme a preferência do condutor. Mas a Nissan afirma que o consumo de combustível pode melhorar entre 5% e 10% usando o sistema de eco-pedal.

O eco-pedal está programado para vir nos próximos carros da Nissan a partir de 2009.

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