Nissan lança carro com tecnologia para previnir acidentes
Fabricante automobilístico prevê ainda acessório ecológico, que pretende otimizar o uso de combustível controlando aceleração.
IDG News Service/Japão
05/08/2008 às 15h47
A Nissan desenvolveu dois novos sistemas que comunicam informações de segurança e eficiência de combustível para os motorista através de feedback nos pedais e volante.
Veja também:
> Fotos: carro mais seguro e ecológico
> Gadgets para driblar o trânsito
O primeiro, chamado ‘prevenção de colisão lateral’, usa um radar de onda milimétrica para monitorar o ponto cego - área que fica exatamente atrás do carro onde outros veículos e objetos não podem ser facilmente vistos pelo retrovisor. O sistema indica a presença de um objetivo com uma pequena luz próxima ao retrovisor lateral. Ele funciona com outros sistemas no carro para perceber quando o motorista está prestes a fazer uma manobra perigosa.

“Todos os tipos de tecnologias são combinadas”, disse Yasuhisa Hayakawa, engenheiro do grupo de desenvolvimento tecnológico da Nissan. “Além do sistema milimétrico, ele ainda usa uma câmera e mede a relação entre faixas de modo que toda a informação do sensor será combinada para detectar que um veículo está se aproximando por trás e também que o motorista está tentando fazer uma mudança de faixa.”
Quando o motorista tenta alterar uma faixa com um carro no ponto cego, um alerta sonoro toca suavemente e o volante resiste à virada.
++++
Em um test drive do sistema, é possível notar que é fácil vencer a resistência do volante, se for realmente necessária a mudança de faixa, mas em situações normais o travamento seria uma advertência suficiente para evitar colisões.
O sistema de prevenção de colisões laterais integra a família “Safety Shield” da Nissan, formada por quatro tecnologias desenhadas para manter a segurança do motorista. Alguns automóveis já possuem o controle de distância, que auxilia o acelerador a voltar suavemente e aciona o freio se você ficar próximo demais do veículo da frente. E na hora de uma partida, o sistema monitora as sinalizações da via e ainda fornece um alerta se você estiver se confundindo e saindo de sua faixa.
A quarta tecnologia é o apoio à prevenção de colisões, que observa objetos vindos na direção do carro quando o motorista está manobrando. A Nissan fará a demonstração dessas tecnologias em seu congresso ITS World, em Nova York, em novembro.
Direção ecológica
A empresa está ainda aplicando um pouco da mesma base tecnológica para tornar a direção mas ambientalmente responsável. O pedal ativador usado no controle de distância tem sido empregado para indicar quando o carro está sendo dirigido de forma mais eficiente.
Chamado de ‘eco-pedal’, o sistema é ligado a um computador que monitora a eficiência de consumo de combustível durante a aceleração.
++++
Dentro desse intervalo, uma luz se acende no painel. Ela começa a piscar quando o carro começa a se mover fora da zona de otimização e fica laranja quando o carro está sendo dirigido de forma ineficiente. Ao mesmo tempo, o ativador no acelerador traz o pedal de volta suavemente para indicar ao motorista que deveria ir com mais calma para aumentar sua eficiência.
Caso o motorista queira realmente acelerar, a resistência pode ser ultrapassada sem muito esforço, ou o sistema inteiro pode ser desligado, conforme a preferência do condutor. Mas a Nissan afirma que o consumo de combustível pode melhorar entre 5% e 10% usando o sistema de eco-pedal.
O eco-pedal está programado para vir nos próximos carros da Nissan a partir de 2009.