Home > Notícias

Nissan mostra carro que se dirige sozinho

Veículo também pode estacionar por conta própria e ser controlado através de um smartphone

Martyn Williams, IDG News Service

03/10/2012 às 13h12

Foto:

Google, tome cuidado! Lá vem a Nissan. A montadora japonesa demonstrou um carro-conceito baseado em seu modelo elétrico, o Leaf, que é capaz de se dirigir e até estacionar sozinho. O automóvel, que está em exibição na feira de tecnologia CEATEC que acontece nesta semana no Japão, promete colocar um fim a uma das tarefas mais frustrantes para qualquer motorista: circular por um estacionamento lotado em busca de uma vaga.

Os recursos avançados do veículo são controlados a partir de um smartphone. Quando o motorista chega ao seu destino ele pode apertar o botão “Park In” num app e deixar todo o trabalho por conta do carro.

“Quando um smartphone envia o comando para estacionar, ele viaja através da nuvem até o Nissan Global Data Center”, disse Tooru Futami, diretor de engenharia da Nissan Electronics Engineering Development Division. “Então a saúde do carro é verificada, e o sistema decide se o veículo pode entrar no modo de direção automática. Se tudo estiver OK, esse modo é habilitado”.

nissanselfdrive-lado-360px.jpg
Protótipo que se dirige sozinho é baseado no Nissan Leaf

Nele a primeira coisa que de que o carro precisa é de um mapa preciso de seus arredores, que é fornecido através de uma conexão 4G LTE. O carro então obtém imagens de quatro câmeras de alta-definição espalhadas pela carroceria e tenta reconhecer os arredores. Segundo a Nissa, esse método é mais preciso que usar o GPS.

Assim que o carro tem certeza de sua localização, ele pode começar a procurar uma vaga e, quando a encontra, se estaciona sozinho. Durante todo este tempo, o usuário não precisa sequer estar perto do veículo, e pode fazer outras tarefas.

Na demonstração durante a CEATEC o carro dirigiu a cerca de 5 quilômetros por hora no modo automático. No momento toda a “inteligência” necessária vem de dois PCs no bagageiro do Leaf, mas os engenheiros da Nissan estão trabalhando na miniaturização do sistema. O veículo é um conceito e ainda vai demorar a chegar às lojas, mas um 2015 em números bem grandes pintados na lateral pode ser uma indicação de quando ele poderá estar disponível.

nissanselfdrive-bagageiro-360px.jpg
PCs no bagageiro são responsáveis pela "inteligência" do carro

Fabricantes ao redor de todo o mundo estão realizando experiências com carros que se dirigem sozinhos, mas talvez a empresa mais conhecida por essa tecnologia seja a Google. Ela vem testando um sistema para carros que se dirigem sozinhos em estradas da Califórnia há algum tempo, e o estado se tornou recentemente um dos poucos nos EUA a reconhecer este novo tipo de veículo em suas leis de trânsito.

Sob as leis japonesas, carros que se dirigem sozinhos não são permitidos. Isso significa que talvez a tecnologia chegue às ruas primeiro em um mercado no exterior.

Veja no vídeo abaixo uma demonstração do carro da Nissan:

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail