Home > Notícias

No 1º de Abril, Google anuncia busca por cheiro e o fim do YouTube

A gigante anunciou nesta segunda-feira uma série de "novidades" para divertir os usuários. Lista de brincadeiras inclui serviço de buscas por cheiro.

Tissiane Vicentin

01/04/2013 às 12h32

Foto:

Parece que o pessoal do Google leva o Primeiro de Abril muito a sério. A empresa lançou hoje uma série de "novidades" que vão de novos serviços até implementações em serviços já existentes.

E, ao que tudo indica, todos esses lançamentos foram criados para comemorar o Dia Mundial da Mentira.

Google Maps
O conhecido mapa de ruas ganhou uma "nova versão": a Treasure (tesouro, em inglês). Segundo o site da empresa, uma análise arqueológica mostrou que a equipe do Mapas encontrou um mapa do tesouro durante uma expedição ao Oceano Índico. O achado de 315 anos pertencia ao pirata William "Capitão" Kidd e, segundo o post no blog, há rumores de que ele enterrou seu tesouro em diversas partes do mundo.

"O mapa foi encontrado em uma recente expedição no Oceano Índico, como parte de um mergulho em águas profundas para expandir a nossa coleção de visão subaquática no Street View", disse Tatsuo Nomura, engenheiro de software da empresa. "No entanto, o mapa contém uma variedade de símbolos codificados, que não são facilmente decifráveis​​. Precisamos da sua ajuda para decifrá-los e encontrar o tesouro do Capitão Kidd, por isso decidimos digitalizar o mapa e torná-lo acessível a todos."

mapadotesouroGoogle_600
Clique na imagem para ver o mapa do mundo na versão "Treasure" ampliado (Imagem: Google)

Ao entrar no Mapas, você verá além das tradicionais versões Mapa, Satélite e Earth, a versão Tesouro. Clique no quadrado (localizado no topo direito) para modificar o mapa ou clique no botão "Iniciar Caça ao Tesouro", localizado na coluna esquerda da página, para começar a brincadeira.

iniciartesouro

Vale lembrar que, para decifrar as pistas do tesouro, o usuário tem que seguir a página do Google Maps no Google+.

Google Nose
O Google Nose - ou Google "Nariz", em tradução - é o novo serviço da gigante. Lançado hoje, o site permite que você realize buscas de acordo com o "cheiro" das coisas. Cada vez que o usuário entra no site e clica no "Experimentar o Google Nose" aparece um aroma diferente.

Na página de resultado da busca aparece uma breve descrição do cheiro pesquisado. Por exemplo: "Êxito" tem um cheiro "doce". Já o "Chapéu do vovô" tem aroma de "café forte e floresta". Você também pode "Cheirar" e "Compartilhar aroma" e ainda pode ver outros cheiros pesquisados por outros usuários.

googlenose

O Google Nose pode ser acessado pela página inicial do Google (aparece uma aviso para testar a versão beta do serviço logo abaixo da barra de pesquisa), pela barra de navegação da página de pesquisas (o serviço aparece ao lado de "Notícias") ou pelo endereço "https://www.google.com/intl/pt-BR/landing/nose/".

Gmail Blue
Cansado da interface do seu Gmail? O Google "lançou" neste Primeiro de Abril a versão azul do seu serviço. Ou pelo menos é o que anunciou a equipe de engenheiros da empresa.

 

Basicamente a nova versão é toda azul. Todos os recursos para compor uma nova mensagem: sublinhado, negrito,
itálico, a fonte e o próprio botão para "criar nova mensagem" são azuis. E, segundo os criadores da nova inteface, a cor foi inspirada na própria natureza: "o céu, o oceano, as baleias".

"O Gmail Blue fazia parte da concepção inicial do serviço quando foi lançado. Mas, naquela época, a tecnologia simplesmente não existia", disse o gerente de projetos, Richard Pargo. "Levamos 6 anos para desenvolver a tecnologia necessária para o Gmail Blue", afirmou a designer-chefe, Dana Popliger.

Youtube
As pegadinhas do Google tiveram início antes mesmo do Dia da Mentira, neste domingo (31/3). A gigante de Mountain View anunciou que o Youtube será fechado, após 8 anos de existência. O motivo? Tudo não passou de um grande concurso (sim, com duração de 8 anos) para escolher o melhor vídeos de todos os tempos.

Eles até mesmo gravaram um vídeo com a equipe do serviço e com protagonistas de vídeos de sucesso (Matt Harding, do Canal "Where the Hell is Matt?"; Harry e Charlie, do "Charlie bit my finger", entre outros) para explicar o grande concurso.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail