Home > Notícias

No Brasil, publicidade online cresce 25,6% nos 4 primeiros meses de 2009

Participação média do meio online no mercado publicitário do Brasil é de 4%, com faturamento de R$ 238,9 milhões no período

Redação do IDG Now!

30/06/2009 às 14h27

Foto:

O faturamento publicitário da internet nos quatro primeiros meses de 2009 cresceu 25,6% em comparação com o mesmo período do ano passado, informou o Projeto Inter-Meios na segunda-feira (29/6).

A participação média do meio online na publicidade brasileira chegou, entre janeiro e abril de 2009, a 4% do total, com faturamento de 238,9 milhões de reais. No mesmo período de 2008, a soma foi de 190,2 milhões de reais.

A maior participação da web no bolo publicitário do País foi registrada em janeiro (4,4%). Em fevereiro a participação foi de  3,94%, em março de 3,56% e em abril de 4,21%, segundo os dados do Inter-Meios.

tabela-publicidade.gif

A publicidade brasileira como um todo registrou faturamento 2,6% maior na relação entre os mesmos períodos acima. Em 2009, a soma foi de 5,98 bilhões de reais, enquanto em 2008 o total chegou a 5,82 bilhões de reais.

A internet foi a mídia que teve melhor desempenho no período e, em seguida, destacam-se cinema, que cresceu 12,1%; mídia exterior, com crescimento de 11,4%; e TV por assinatura, com faturamento 10,8% maior.

Outras mídias registraram bom desempenho neste quadrimestre. A TV aberta, que concentra 60% das verbas publicitárias, cresceu 6% na comparação com 2008 e, o rádio, 3,4%.

Os jornais sofreram 9,2% de queda no faturamento, enquanto as revistas perderam 5,4% e a queda de guias e listas foi de 19,5%. Segundo o Internet Advertising Bureau (IAB) Brasil, a publicidade online brasileira deve faturar 1 bilhão de reais este ano.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail