Home > Notícias

Nokia processa Apple por patentes do iPhone

Fabricante finlandesa alega violação de patentes em GSM, UMTS e e LAN sem fios, o que motivou a abertura de um processo

Redação do IDG Now!

22/10/2009 às 14h24

Foto:

A Nokia apresentou, nesta quinta-feira (22/10), uma reclamação formal contra a Apple no Tribunal Federal do Distrito de Delawere (EUA), alegando que o iPhone infringe suas patentes em GSM, UMTS e e LAN sem fios.

“O princípio básico na indústria de celulares é fazer com que as empresas contribuam para o desenvolvimento de tecnologia, e estabelecer normas de propriedade", diz o vice-presidente para assuntos de propriedade  industrial da Nokia, Ilkka Rahnasto. “A Apple também deve seguir esse princípio”, conclui. Segundo ele, ao se recusar a concordar com os termos de propriedade intelectual, a Apple pega carona na inovação criada pela Nokia.

As dez patentes citadas no processo  estão relacionadas a tecnologias fundamentais na produção de dispositivos, que são compatíveis com um ou mais dos padrões GSM, UMTS (3G WCDMA)  e redes LAN  sem fio. Essas patentes cobrem dados sem fio, codificação de voz, segurança e criptografia e se aplicam a todos os modelos  de celulares da Apple vendidos desde que o iPhone foi lançado, em 2007.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail