Home > Notícias

Nokia admite falha em celulares equipados com a plataforma Series 40

Após pesquisador divulgar bug que permite a instalação de malwares, fabricante confirma problema, mas não fala sobre correção.

IDG News Service/Reino Unido

21/08/2008 às 11h39

Foto:

A Nokia confirmou nesta quinta-feira (21/08) que a plataforma usada nos celulares Series 40 possui vulnerabilidades de segurança que permitem a instalação e ativação de malwares.

A empresa, contudo, não disse se pagou os 20 mil euros exigidos pelo pesquisador que descobriu o bug, Adam Gowdiak, da Security Explorations, para detalhar o problema.

“Por razões óbvias de segurança, não comentaremos em detalhe as nossas atividades com a Security Explorations”, afirmou a porta-voz da Nokia, Kaisa Hirvensalo.

Gowdiak revelou, no início do mês, que encontrou problemas com o framework Java 2 Micro Edition (J2ME) e com o sistema operacional da Series 40 - a plataforma mais usada em celulares, segundo a Nokia.

A fabricante afirma não ter sido notificada sobre ataques voltados aos aparelhos Series 40, e que a descoberta das falhas não representa um “risco significativo”.

O pesquisador que descobriu os bugs, contudo, disse que é preciso apenas um número de celular para conseguir fazer chamadas pelo dispositivo da vítima.

Os resultados financeiros da Nokia, no 2º trimestre, foram afetados pela desvalorização do dólar, caindo 61% em relação ao mesmo período em 2007.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail