Home > Notícias

Nokia anuncia nova família de celulares de baixo custo

Linha "Asha" tem teclado QWERTY e tela sensível ao toque, longa autonomia de bateria e software como Nokia Maps e Angry Birds

Rafael Rigues, PCWorld Brasil

26/10/2011 às 6h42

Foto:

A Nokia anunciou na manhã desta quarta-feira uma nova família de celulares de baixo custo. Batizada de Asha (esperança, em Hind), ela foi projetada para o "próximo bilhão" de usuários de internet móvel em mercados emergentes como a China, África, Índia e América Latina.

Leia também
Nokia anuncia seus primeiros Windows Phone

São ao todo quatro aparelhos, batizados de Asha 200/201, 300 e 303. Os modelos mais básicos, a dupla 200/201, tem teclado QWERTY, podem operar com dois SIM Cards (no modelo 200), memória expansível até 32 GB e longa autonomia de bateria: até 52 horas de reprodução de música. O mais sofisticado, o Asha 303, tem processador de 1 GHz, 3G, Wi-Fi, teclado QWERTY e uma tela capacitiva sensível ao toque.

asha303-360px.jpg

Asha 303: Touchscreen com teclado e câmera de 5 MP

Todos os aparelhos rodam o sistema operacional S40, além de softwares como o Nokia Maps, WhatsApp Messenger (para troca de mensagens sem custos de SMS) e o navegador Nokia Browser. A Nokia também anunciou uma parceria com a Rovio, para produzir uma versão do sucesso Angry Birds para os novos aparelhos.

Segundo Stephen Elop, CEO da Nokia, os novos aparelhos cruzam a linha entre os "feature phones" e os smartphones atuais. Os primeiros aparelhos da família Nokia Asha chegam ao mercado ainda neste ano, com preços entre 60 Euros (Asha 200/201) e 115 Euros (Asha 303). Ainda não há informações sobre o lançamento no Brasil.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail