Home > Notícias

Nokia anuncia o fim da Fundação Symbian

Empresa finlandesa será a única responsável pela plataforma Symbian, recentemente abandonada pela Sony-Ericsson e Samsung.

IDG News Service

08/11/2010 às 17h28

Foto:

A Nokia anunciou nesta segunda-feira (8/11) que a Fundação Symbian, atualmente a entidade responsável pelo desenvolvimento do sistema operacional para smartphones Symbian, praticamente deixa de existir. "Nos próximos seis meses, ela irá se tornar apenas um órgão de licenciamento", escreveu Jo Harlow, vice-presidente da área de smartphones da fabricante, no blog oficial

da empresa.

No entanto, ele afirmou que a fabricante irá continuar o desenvolvimento da plataforma: "Agora é a hora de a Nokia conduzir o Symbian ao próximo estágio".

Muito se tem discutido acerca do futuro do SO da Nokia, e as especulações aumentaram depois que Samsung e Sony Ericsson decidiram deixar de usá-lo, preterindo-o em favor do Android. No entanto, a fabricante insistiu, em recente comunicado, que os recentes acontecimentos em nada alterarão seu planejamento.

A mudança de postura em relação ao Symbian já era esperada, afirma o instituto de pesquisa CSS Insight. Em julho, Bem Wood, diretor do instituto, já afirmara que a Nokia havia estudado mal o mercado ao tornar open-source a sua plataforma. Agora que há menos empresas que usam o Symbian, a companhia finlandesa terá de fazer grande parte do trabalho sozinha, enquanto que os concorrentes continuarão a vigiá-la, avaliando os avanços que conseguir promover em seu produto.

A última grande cartada da Nokia, o N8, primeiro celular a contar com a terceira versão do Symbian, já está nas lojas. Ele deve ser o último aparelho top de linha com essa plataforma. No entanto, os críticos acreditam que por mais que algum progresso tenha sido feito, as desvantagens em relação ao iOS, da Apple, e o Android, da Google, ainda são grandes. Outra mudança é o modo como as atualizações serão promovidas: se antes elas eram grandes e esparsas, agora serão constantes e adicionarão poucos recursos de cada vez.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail