Home > Notícias

Nokia anuncia serviço de mapas para concorrer com Apple e Google

Chamada de Here, nova plataforma da empresa finlandesa terá aplicativo para iPhone e iPad lançado nas próximas semanas. Novidade acontece após fiasco da Apple.

Martyn Williams, IDG News Service

13/11/2012 às 17h45

Foto:

A Nokia planeja uma ambiciosa expansão de seu serviço de mapeamento e localização para além de sua própria linha de smartphones. O objetivo principal são dispositivos concorrentes que utlizam sistemas operacionais outros que não o Windows 8, disse a empresa.

O processo se deu por conta da aquisição da Earthmine pela Nokia, um fornecedor de dados de imagem em 3D. Agora, a finlandesa estará disputando lado a lado com tecnologias como a da Google, Apple e de companhias dedicadas a mapas, como a TomTom. "Queremos dar a todos que utilizam qualquer tipo de dispositivo a capacidade de usufruir da melhor plataforma de localização da indústria", disse o CEO da Nokia, Stephen Elop, durante evento em São Francisco.

A Nokia usará a marca "Here" em toda a sua plataforma de localização. A companhia espera que, ao expandir seus serviços para além dos próprios aparelhos, beneficie o aumento da qualidade desse tipo de serviço e, consequentemente, traga melhorias para o seu próprio.

A empresa já deu alguns passos no sentido de expandir seu banco de dados de mapeamento. Ela tem trabalhado com fabricantes de sistemas automotivos e outras companhias do ramo de TI, incluindo a Amazon e a Oracle, a fim de licenciar seus mapas, disse Elop. "E nós faremos muito mais do que isso", disse.

Como primeiro passo, a Nokia lançará nas próximas semanas uma versão para iOS, segundo informações do diretor da divisão de localização e comércio da empresa, Michael Halbherr. A versão para iOS será baseada em HTML5 e aparecerá para usuários como um aplicativo nativo, disse. O app oferecerá mapas, navegação, informações sobre o trânsito em tempo real, informações sobre transporte público, entre outros. E será gratuito.

O SDK (kit de desenvolvimento de software) do Here estará disponível para Android no primeiro trimestre de 2013. Isso permitirá que desenvolvedores incorporem mapas do Here e usem informações de localização da Nokia em seus aplicativos.

A Nokia também trabalhará com a Mozilla para trazer mapas do Here para aplicativos do sistema operacional Firefox. "As pessoas atualmente já possuem múltiplos dispositivos conectados, então eles precisam ter uma solução adequada ao consumidor, que precisa ter a certeza de que essa solução funcionará em qualquer lugar", disse Halbherr.

Os usuários de Internet poderão conferir a nova plataforma da Nokia no site Here.com. A página recém-lançada oferece mapas, imagens de satélite e dados de monumentos e lojas. Em uma demonstração, a empresa mostrou o mapa de São Francisco que incluia imagens de prédios em 3D e permitia que o usuário desse zoom e girasse de forma semelhante ao Google Earth.

A Nokia também disse que irá ampliar a plataforma de realidade aumentada usada em seu software Nokia City Lens. Chamado de LiveSight, os dados e a engenharia do software permitem aos usuários de celulares segurarem seus aparelhos para visualizar ao vivo o cenário a sua volta por meio da câmera do dispositivo, com marcas de locais que aparecem por cima da imagem.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail