Home > Notícias

Nokia apresenta smartphones Symbian^3 durante o Nokia World 2010

Aparelhos tem câmeras de alta definição, telas capacitivas e forte ênfase em multimídia e redes sociais.

Rafael Rigues

14/09/2010 às 13h05

Foto:

Anssi Vanjoki, vice-presidente executivo da Nokia, subiu ao palco no primeiro dia do evento Nokia World em Londres, Inglaterra, para anunciar uma família de smartphones baseada no novo sistema operacional Symbian^3, uma evolução do Symbian OS já usado em vários aparelhos da empresa.

Como é tradição da Nokia, os quatro modelos (C6, C7, E7 e N8) tem forte ênfase em multimídia, com câmeras de alta definição, e integração com redes sociais e os serviços Ovi da empresa, como mapas e as lojas de músicas e de aplicativos.

A empresa finalmente parece estar migrando para a tecnologia capacitiva de telas sensíveis ao toque (usada em todos os modelos). Ainda assim, devido a seu perfil corporativo, o E7 tem também um teclado QWERTY integrado. 

Para o consumidor final

Tanto o Nokia C6 quanto o Nokia C7 são aparelhos compactos para o público geral, e tem características similares, como uma câmera de 8 MP com flash capaz de gravar vídeo em alta definição. Ambos tem telas AMOLED sensíveis ao toque com tecnologia capacitiva (mais sensível que a tecnologia resistiva usada em aparelhos como o N97), embora tela do C7 seja maior (3.5 polegadas contra 3.2 polegadas no C6).

nokia-c6-360px.jpg

Nokia C6: câmera de 8 MP

Segundo a Nokia, uma tecnologia denominada “Clear Back Display” melhora a visibilidade da tela, especialmente ao ar livre, e reduz reflexos indesejados, além de reduzir o consumo da bateria. O C7 tem 8 GB de memória interna (contra 340 MB no C6), e ambos os modelos aceitam cartões microSD de até 32 GB.

Ambos os aparelhos tem ênfase em redes sociais, com integração com Facebook e Twitter, além dos serviços Ovi da Nokia, como mapas e as lojas de músicas e aplicativos. Eles devem chegar ao mercado internacional “no último trimestre de 2010”, ainda sem preço definido.

Corporativo e elegante

O Nokia E7 é um smartphone “business”, que combina o visual do Nokia N8 com um teclado QWERTY deslizante como no Nokia N97. Tem tela AMOLED de 4 polegadas, 16 GB de memória interna, câmera de 8 MP capaz de gravar vídeos em alta definição (720p), Wi-Fi 802.11b/g/n, Bluetooth 3.0 e saída para TV com o “cabo Nokia” padrão com plugue de 3.5 mm. 

Apesar do teclado, o aparelho tem apenas 1.36 cm de espessura, com peso de 176 gramas. É mais fino que um Nokia E75, outro smartphone corporativo com teclado QWERTY da empresa (este já disponível no mercado nacional). 

nokia-e7-360px.jpg

Nokia E7: fino e com teclado QWERTY deslizante

A Nokia considera o E7 como o “smartphone corporativo definitivo” e faz questão de frisar recursos como a integração com servidores Microsoft Exchange (para acesso a e-mail e calendário em servidores corporativos), aplicativos de produtividade como o QuickOffice pré-instalados, navegação gratuita “para sempre” (pedestre e automotiva) com o Ovi Maps em mais de 70 países e a proteção anti-furto da F-Secure, que possibilita localizar, bloquear e até apagar remotamente um smartphone que tenha sido perdido.

Assim como o C6 e o C7, o Nokia E7 deve chegar ao mercado no último trimestre deste ano, ainda sem preço definido.

N8, o chefe da família

O já anunciado Nokia N8 também foi demonstrado por Vanjoki. O aparelho é o carro-chefe da nova família Symbian^3 da Nokia, equipado com uma câmera de 12 MP, tela sensível ao toque com tecnologia capacitiva de 3.5 polegadas e 16 GB de memória interna. 

nokia-n8-360px.jpg

Nokia N8: "a melhor câmera em um smartphone na atualidade"

A câmera é sem dúvida o principal destaque do produto, capaz de gravar vídeo em alta-definição (720p). Segundo a Nokia, é “a melhor câmera em um smartphone na atualidade”. O aparelho traz software que permite a edição de vídeos sem a necessidade de um PC e tem saída HDMI para conexão direta a TVs de alta-definição. 

O N8 deve estar disponível no mercado internacional “no terceiro trimestre de 2010”, o que na prática significa “até o fim de setembro”. Ainda não há informações sobre preço ou data de lançamento no mercado nacional de nenhum dos aparelhos anunciados hoje pela Nokia.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail