Home > Notícias

Nokia ganha processo contra a Apple

Fabricante do iPhone e do iPad terá de pagar royalties por uso de tecnologias de criptografia, telecomunicação, segurança e wireless da rival

IDG News Service

14/06/2011 às 8h52

Foto:

A finlandesa Nokia e a americana Apple resolveram uma disputa judicial de quase dois anos. Derrotada, a empresa da Steve Jobs terá que pagar uma quantia fixa e royalties por infringir patentes de telecomunicação e wireless em seus produtos. A Nokia afirmava que iPhones e iPads continham tecnologias da empresa.

Os termos financeiros do contrato não foram divulgados pela fabricante finlandesa.

"Estamos muito contentes em ter a Apple entre o grande número de licenciados da Nokia", disse Stephen Elop, presidente e CEO da empresa, em pronunciamento.

As duas companhias iniciaram a disputa em outubro de 2009, quando a Nokia registrou uma reclamação contra a Apple na Corte Distrital do Estado de Delaware (EUA). Pelos termos da denúncia, a fabricante do iPhone teria violado patentes de segurança, encriptação, cobertura wireless e codificação de voz.

Desde então a batalha tem se intensificado - as companhias têm feito reclamações uma sobre a outra na Comissão Internacional de Comércio dos EUA (ITC, na sigla em inglês).

Acusação abrangente
Em março deste ano, a Nokia expandiu a denúncia no ITC para incluir sete patentes e alegou que a "Apple infringe patentes da Nokia em virtualmente todos os celulares, tocadores de MP3, tablets e computadores".

O acordo de licenças põe fim a todos os processos em razão de patentes entre as companhias e vai fazer também com que as empresas  retirem as reclamações feitas ao ITC americano, disse a Nokia.

O porta-voz da Apple, Alan Hely, afirmou que a companhia está feliz com o fim da disputa com a Nokia, e que eles podem agora voltar a focar em seus respectivos negócios.

"A Apple e a Nokia concordaram em retirar todos os processos e entrar em uma licença que cobre as patentes de uso comum,  mas que não incluem a maioria das inovações que torna o iPhone único", disse Hely.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail