Home > Notícias

Nokia inicia atualização de software nos smartphones Lumia

Com codinome “Amber”, novo software para os aparelhos com o Windows Phone 8 traz melhorias na câmera e novos recursos no sistema

Mikael Ricknäs, IDG News Service

19/08/2013 às 13h16

Foto:

A Nokia anunciou em seu blog o início da distribuição de uma atualização de software, de codinome “Amber” para os smartphones da familia Lumia. Um dos principais destaques é a fotografia, com foco em melhor qualidade de imagem e novos apps para captura de imagens,

Segundo a empresa a atualização traz novos algoritmos que aprimoram a redução de ruído, fidelidade de cor, controle de exposição e foco automático nos aparelhos. No Lumia 920 há novos controles para o ajuste manual de ISO, de 800 a 3200, o que permite um desempenho ainda melhor sob pouca luz. 

Depois de instalar a atualização os usuários terão o novo app Smart Camera, que originalmente foi lançado como parte do Lumia 925 (um aparelho disponível apenas nos EUA). Ele traz recursos como o Best Shot, que faz 10 fotos seguidas e ajuda a escolher a melhor, o Action Shot, que combina  várias fotos em uma para documentar uma sequência de ação e o Change Faces, que promete melhores fotos em grupo, permitindo combinar partes de múltiplas imagens para criar uma em que todos estão sorridentes e com os olhos abertos.

Quem tem um Lumia 920 (ou nos EUA o 925 e 928) também terá acesso ao Pro Camera, um app que originalmente foi lançado com o Lumia 1020. Com ele o usuário pode ajustar manualmente vários parâmetros de imagem, como velocidade de obturador, exposição, ISO, balanço de branco e prioridade de foco, o que dá muito mais flexibilidade na hora de capturar uma imagem.

E o Amber vai além das imagens: a Nokia adicionou um recurso chamado “Glance Screen”, que exibe um relógio na tela enquanto o aparelho está em repouso, evitando que seja necessário acordar o aparelho só para ver as horas. E também há o Double Tap to Wake, que permite acordar o aparelho dando dois toques na tela, em vez de apertando um botão. Ambos são recursos que já existiam em um aparelho antigo da Nokia, o N9, lançado em 2011.

Outro recurso do Amber é o Flip to Silence, que permite virar o smartphone com a tela para baixo para silenciar uma chamada. Também há melhorias no navegador Internet Explorer e, dependendo do aparelho, Rádio FM.

Os Lumia 820 e 920 serão os primeiros a receber a atualização, que também estará disponível para o Lumia 720, 620 e 520. Alguns aparelhos podem não receber todos os recursos, devido a limitações de hardware. O cronograma de atualização varia de acordo com o modelo e o país, mas a Nokia espera que “todos” os usuários destes aparelhos tenham acesso ao Amber até o final de setembro. A empresa ainda não divulga detalhes sobre a distribuição da atualização no Brasil.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail