Nokia lança câmera esférica para criação de apps de realidade virtual
Aparelho, batizado de OZO, captura imagens em 360º com som ambiente e é dirigido para profissionais de criação de conteúdo para óculos VR
Tim Hornyak, IDG News Service
29/07/2015 às 11h21

A Nokia desenvolveu uma câmera especialmente para usuários corporativos que pode tornar o dia a dia em realidade virtual para games e outras aplicações.
Chamada de OZO VR, a câmera consegue capturar imagens panorâmicas em 360º e som ambiente. O conteúdo criado poderá ser usado em headsets de realidade virtual como o Oculus Rift.
Com foco em profissionais de criação de conteúdo, a OZO captura vídeos em 3D por meio de oito sensores de imagem e oito microfones. O que significa que um som gravado de uma certa ação pode ser facilmente reproduzido em um VR gear.
O software desenvolvido para a câmera permite que usuários assistam imagens 3D em tempo real e não exige que desenvolvedores "costurem" imagens em uma panorâmica. Segundo a Nokia, a câmera deve acelerar o processo diário de renderização em imagens de realidade virtual.
A companhia também anunciou seu compromisso em apoiar a OZO por meio da empresa de realidade virtual, Jaunt, baseada na Califórnia. Um concurso que reunirá propostas para curtas-metragens feitos em VR também deverá ser lançado.
De acordo com a Nokia, a OZO será produzida na Finlândia. Preços, especificações e outros detalhes serão anunciados ainda no trimestre deste ano.
A nova câmera vem em meio a um grande impulso para popularizar a realidade virtual, especialmente para vídeo games, por gigantes marcas de tecnologia. Além do Oculus, plataformas de VR incluem o Projeto Morpheus, da Sony, o Gear VR, da Samsung, o Vive da HTC e HoloLens da Microsoft.
Vale ressaltar que a OZO assume uma nova direção da Nokia, que deixou o mercado do usuário final quando seu setor de smartphone foi comprado pela Microsoft. Seu serviço de mapas "Here" também se encontra em negociações.