Home > Notícias

Nokia lança loja de música online no Brasil em 2009

Concorrente da iTunes Store virá acompanhada do N-Gage, de jogos para celular, além de outros serviços para a plataforma Ovi.

Henrique Martin, da Macworld

16/06/2008 às 13h27

Foto:

A Nokia tem planos de lançar sua loja de músicas Nokia Music Store no início de 2009 no Brasil. Além disso, a plataforma de jogos para celular N-Gage também chega no ano que vem, de acordo com Fiore Mangone, gerente de software e serviços da Nokia no Brasil.

A Nokia Music Store, presente na Europa (Finlândia, Reino Unido, Alemanha, Irlanda, Itália, Holanda, França e Suécia) e na Ásia/Oceania (Singapura e Austrália), funciona de modo similar à iTunes Music Store, da Apple. Em novembro de 2007, a Nokia já havia prometido o lançamento da Music Store na América Latina em um período de "9 a 12 meses".

O usuário pode comprar músicas no site da loja, baixando arquivos e transferindo para o celular ou MP3 player, mas também existe a possibilidade de comprar direto pelo telefone móvel (em alguns aparelhos da fabricante apenas, como o N95 e o N81) e de ouvir músicas por streaming.

A loja online da Nokia faz parte da plataforma de serviços online Ovi (porta, em finlandês), que também conta com os mapas oferecidos pela companhia, o site Share on Ovi, para compartilhar fotos e vídeos pela web e o n-Gage, para venda de jogos para celular.

“O Ovi não virá integrado por completo ao Brasil em um primeiro momento. Vamos lançar os serviços e depois pode surgir uma integração”, afirmou Mangone, durante a abertura do Forum Nokia Tech Days 2008, evento voltado a desenvolvedores de software.

Um dos serviços do pacote Ovi já disponíveis em português é a versão local do Nokia Mapas 2.0, que ganhou uma atualização recente. O site Share on Ovi, ainda em inglês, terá uma versão localizada ainda este ano, de acordo com o executivo. "Não posso citar números, mas digo que mesmo em inglês o Share on Ovi já é bastante utilizado pelos brasileiros", disse.

A Nokia Music Store não é a primeira iniciativa de música digital da fabricante finlandesa no Brasil. A empresa oferece, em parceria com a América Móvil e a distribuidora de conteúdo iMusica, uma loja via celular para os clientes da Claro/América Móvil na América Latina, incluindo o Brasil.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail