Home > Notícias

Nokia lança oficialmente os smartphones N78 e N95 8GB no Brasil

Novos aparelhos da Nokia têm câmera digital e suporte a Wi-Fi. Empresa também lança serviço de mapas com pagamento em reais.

Henrique Martin, editor-assistente da Macworld, e Redação do IDG Now!

25/06/2008 às 12h21

Foto:

destaque_88A Nokia anunciou, nesta quarta-feira (25/06), o lançamento dos smartphones N95 8GB e N78 no mercado brasileiro.

A novidade do N95 é a expansão para 8 GB de armazenamento (a unidade não tem espaço para cartão de memória adicional) e maior vida útil da bateria. O aparelho tem câmera de 5 megapixels e GPS embutido. A tela apresenta uma pequena diferença de tamanho.

> Veja fotos dos aparelhos

O N95 8 GB dá suporte a Wi-Fi e permite conexão direta à TV para exibir filmes. O modelo utiliza o sistema operacional Symbian. O celular já está à venda, por 2.320 reais.

O N78 possui câmera de 3,2 megapixels, também com lentes Carl Zeiss e flash. Além disso, tem conectividade HSDPA e Wi-Fi. A versão que chega ao mercado brasileiro em agosto utiliza as frequências de 850/900/1800/1900 Mhz para 3G.

Isso significa, na prática, que o aparelho só deve funcionar na rede 3G da operadora Claro, de acordo com Fiore Mangone, gerente de software e serviços da Nokia no Brasil. A Tim, por exemplo, usa a frequência de 2.100 MHz na sua rede 3G, mas também tem algumas redes pelo Brasil em 850 MHz, como Curitiba.
++++
O N78 e o N95 8 GB vêm com a plataforma de games N-Gage instalada. Usuários brasileiros já podem usar o serviço, ainda em inglês, para comprar jogos com cartão de crédito internacional. Os games custam entre 10 e 15 dólares, e o N-Gage ganha versão em português até o fim do ano

A Nokia também anunciou a chegada oficial do software Nokia Mapas 2.0 em português. O aplicativo para celulares da marca (com GPS ou não) conta com planejamento de rotas de carro ou a pé, pontos de interesse e até a opção de ver imagens de satélite do local desejado.

A Nokia oferece a possibilidade de pagar por serviços adicionais no Mapas 2.0, como guias de cidades em todo o mundo (22 reais, em média, por cidade) e navegação por voz (25 reais para um mês, 65 reais por três meses e 180 reais para uso por um ano).

Novos aparelhos com GPS integrado, como o N78 e o N95 8 GB, virão com seis meses de navegação por voz gratuita. Segundo Mangone, a compania pretende lançar em breve um recurso de informações de trânsito em tempo real para o mercado brasileiro.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail