Home > Notícias

Nokia lança SDK da plataforma Asha para atrair desenvolvedores

Kit ajudará na criação de aplicativos para aparelhos como o Asha 501

Mikael Ricknäs, IDG News Service

15/08/2013 às 12h33

Nokia_Asha501-435px.jpg
Foto:

A Nokia anunciou o lançamento de um kit de desenvolvimento de software (SDK, Software Development Kit) para sua plataforma Asha, usada em smartphones de baixo custo como o Asha 501. Com ele a empresa espera aumentar o número de apps disponíveis para o aparelho, tornando-o mais competitivo com os smartphones Android de baixo custo.

A fabricante finlandesa tem focado cada vez mais em software e apps para tornar a família Asha mais atraente, incluindo o lançamento recente de uma versão de seu software Here Maps feita sob medida para o 501, além de um app para a rede social LinkedIn que pode ser usado em vários modelos da família.

Mas como todo fabricante de smartphones, a Nokia tem de atrair as legiões de pequenos desenvolvedores que criam a maioria dos apps no mercado. A Asha SDK 1.0 é um conjunto de ferramentas que torna o desenvolvimento, teste e distribuiçao de apps escritos em Java mais fácil, de acordo com a Nokia. Ele inclui recursos como simulação do comportamento de sensores e telas multitoque, além de APIs (interfaces de programação) para o Here Maps e o sistema de notificações.

Para ajudar os desenvolvedores a testar seus apps o Asha 501 agora está disponível no serviço Remote Device Access da Nokia, que permite aos desenvolvedores acesso online a aparelhos reais através da internet, por até oito horas por dia. O serviço ajuda os desenvolvedores a se certificar de que seus apps funcionam como esperado, sem que tenham que manter por conta própria uma “biblioteca” de aparelhos para testes.

E para dar um “empurrãozinho” para os desenvolvedores a Nokia irá organizar 18 seminários via Web (Webinars) ao longo das próximas seis semanas, cobrindo tópicos como design de interfaces, câmera e processamento de imagens e localização.

A família Asha se tornou importante para a Nokia porque espera-se que muito do crescimento do mercado venha de smartphones de baixo custo, e os aparelhos com o Windows Phone ainda são caros demais para uma ampla gama de seus consumidores. Mas assim como a família Lumia, os smartphones Asha estão sofrendo pressão de aparelhos Android de baixo custo, e como resultado as vendas vem sofrendo.

A Nokia vendeu 4.3 milhões de smartphones Asha “full touch” (com tela sensível ao toque e sem teclado físico) no segundo trimestre deste ano, comparado a 5 milhões durante os três primeiros meses do ano e 9.3 milhões durante o quarto trimestre de 2012. Entretanto, houve sinais de recuperação no final do segundo trimestre, com um impulso nas vendas após o lançamento do Asha 501, segundo disse o CEO da Nokia, Stephen Elop, durante a mais recente divulgação dos resultados fiscais da empresa.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail