Home > Notícias

Nokia lidera ranking verde em relatório elaborado pelo Greenpeace

Sony e Sony Ericsson perdem a liderança para a fabricante, que se destacou pela melhoria em sistema de reciclagem de eletrônicos.

IDG News Service/França

16/09/2008 às 9h13

Foto:

A Nokia foi eleita a empresa de tecnologia mais verde da 9ª edição do The Greener Electronics Guide, do Greenpeace, divulgada nesta terça-feira (16/09). Com 7 pontos em pontuação máxima de 10, a empresa se destacou pelo sistema de reciclagem de eletrônicos, que na última edição do estudo, apresentava problemas e deixou a empresa em 3º lugar.

Esta edição do estudo possui um novo critério, voltado a eficiência energética, no qual alguns produtos da Nokia foram contemplados. Com a mesma excelência na categoria estão a Apple, Sony Ericsson e Samsung.

Mais sobre lixo eletrônico:


> Lixo cabe em trem que dá volta ao mundo

> Brasil não tem estrutura para lixo eletrônico

> Quais são as soluções possíveis?

> Lugares para descartar eletrônicos
> Fotos: lixões pelo mundo
> Veja produtos verdes
> Conheça o homem de lixo

No ranking, logo após a Nokia estão a Samsung, com 5,7 pontos e a Fujitsu-Siemens, com 5,5 pontos - salto direto do 15º lugar para a terceira posição do relatório, após prometer eliminar PVC e BFRs de seus produtos até 2010. A Sony Ericsson veio em seguida, com 5,3 pontos, empatada com a Sony - as empresas dividiam o 1º lugar na 8º edição do guia.

O estudo mostra, contudo, que os fabricantes de PCs ainda não conseguiram criar um computador sem PVC (poli cloreto de vinila) e retardantes de chamas (BFR), embora fabricantes de eletrônicos que consigam produzir pequenos gadgets sem estas químicas.

Embora a Apple tenha anunciado uma nova linha de iPods mais 'verde', sem PVC, BFRs e mercúrio, o Greenpeace continua infeliz com outros aspectos de seus produtos, como o custo do case que torna mais fácil a substituição do produto à troca da bateria. A fabricante alcançou 4,1 pontos.

A Nintendo continua em uma posição ruim, com apenas 0,8 ponto e, acima dela, está a Microsoft, com 2,2 pontos.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail