Home > Notícias

Nokia Messaging pode estimular uso de e-mail móvel por empresas

Serviço chega primeiro com modelo E75, lançado nesta terça-feira (21/7) pela fabricante finlandesa de telefones celulares.

Fabiana Monte, da Computerworld

21/07/2009 às 12h43

nokia_e75_150.jpg
Foto:

A fabricante de telefones celulares Nokia lançou, nesta terça-feira (21/7), em São Paulo, a ferramenta Nokia Messaging, cujo objetivo é disseminar o uso do e-mail no celular. A solução simplifica a configuração de contas de mensagem eletrônica, uma vez que exige que o usuário informe apenas o endereço de e-mail e a senha de acesso para receber mensagens no aparelho.

O diretor de vendas de serviços da Nokia, Fiore Mangone, acredita que o serviço terá penetração não só no mercado de consumidores finais, mas também, principalmente, entre pequenas e médias empresas. Segundo ele, 80% dos clientes corporativos de telefonia celular são companhias deste segmento, que não têm recursos para investir em plataformas de correio eletrônico, como o Microsoft Exchange, por exemplo. Muitas vezes, essas companhias usam serviços como Hotmail, Gmail ou Yahoo Mail como ferramenta de mensagem eletrônica.

A Nokia também informa que o Nokia Messaging, apresentado nesta terça-feira em São Paulo, pode ser usado por grandes corporações, como alternativa à ferramenta da canadense Research in Motion (RIM), fabricante do Blackberry, que ganhou prestígio e participação de mercado justamente por sua solução de e-mail. "O Blackberry tem uma oferta cara e, além disso, você não precisa de software extra para fazer e-mail funcionar em celulares", afirma o diretor de marketing para produtos de mensagem da Nokia, Mark Thomas.

Na análise do executivo, a usabilidade é uma das barreiras que atrapalham a disseminação do uso de e-mail pelo celular e, por isso, a solução da Nokia simplifica a configuração de contas de correio eletrônico. Outro ponto delicado é o valor cobrado pelas operadoras por suas ofertas que permitem a conectividade por meio das redes móveis.

nokia_e75_580.jpg
E75: primeiro smartphone a trazer o Nokia Messaging

Fiore Mangone diz que a Nokia está em negociação com diversas empresas de telefonia móvel para desenhar uma oferta interessante para o consumidor. "Estamos trabalhando com as operadoras para identificar o preço do pacote que vai quebrar essa barreira de uso", afirma o diretor.

Segundo a Nokia, existem, atualmente, 1,5 bilhão de endereços de e-mail em todo o mundo. E a previsão é de que haja 800 milhões de contas acessadas pelo celular em 2012. Dados apresentados por Mark Thomas indicam que apenas 10% das pessoas que têm telefones celulares usam e-mail por meio do aparelho. No entanto, 78% dos usuários de telefonia móvel se interessam por utilizar serviços de mensagem eletrônica móvel.

O primeiro aparelho a vir de fábrica com o Nokia Messaging é o E75, lançado pela fabricante finlandesa nesta terça-feira, em São Paulo. O modelo conta com teclado QWERTY e foi desenvolvido principalmente para o uso de e-mail e internet. O telefone tem formato deslizante e tela de 2,4 polegadas, software de localização via satélite (GPS, do inglês, Global Positioning System), câmera de 3,2 polegadas e leitor de PDF e QuickOffice. O modelo custa 1.499 reais e estará à venda a partir de 23/7 pela loja virtual da Nokia ou na loja própria da empresa, no bairro dos Jardins, em São Paulo (SP).

De acordo com a fabricante, outros modelos de aparelhos serão fabricados já com o Nokia Messaging embarcado - começando por celulares mais sofisticados, chamados de smartphones. A partir de 2010, a solução estará disponível em modelos mais simples e baratos. A aplicação também pode ser baixada e instalada em diversos celulares produzidos pela companhia finlandesa, pelo endereço www.email.nokia.com. "Queremos e-mail para a massa", diz Fiore Mangone.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail