Home > Notícias

Nokia moderniza seu tradicional toque de celular

Canção ganhou contornos dançantes e foi eleita a partir de concurso promovido pela empresa. Música será incorporada aos smartphones com WP7.

Redação do IDG Now!

10/10/2011 às 19h37

Foto:

O popular toque da Nokia - criado originalmente pelo compositor espanhol Francisco Tarrega – será alterado de novo, e, desta vez, a mudança será radical. A companhia anunciou nesta segunda-feira (10/10) o vencedor de seu concurso, que buscava encontrar uma renovada versão a ser incorporada em seus smartphones com Windows Phone 7 – que deverão ser lançados ainda este ano.

O DJ italiano Valerio Alessandro Sizzi é o autor da canção eleita. Ela é bem mais dançante que a original, mas a estrutura se manteve – embora esteja quase que escondida pela batida eletrônica. O felizardo ganhará 10 mil dólares e verá sua criação difundida por todo o mundo.

“A música vitoriosa representa muito bem o som contemporâneo. Ela usa habilmente os 24 segundos de duração, tendo uma clara introdução, um meio e um fim, tudo bem integrado”, afirmou o diretor de áudio da fabricante finlandesa,Tapio Hakanen.

O júri foi formado por sete especialistas, como Julian Treasure, autor do livro Sound Business, e Mark Dewings, diretor de marketing do SoundClound. Eles ouviram 3000 minutos de material, o equivalente a 40 álbuns.

“O nível foi muito alto”, afirmou Hakanen. “Adotamos uma cotação de cinco estrelas, e eu diria que 100 dos arquivos recebidos eram bons o bastante para serem usados em celulares”.

Estima-se que o toque da Nokia seja executado 1,6 bilhão de vezes ao dia – bem mais, por exemplo, do que os 65 milhões de unidades, entre singles e álbuns, vendidas por Lady Gaga, destaca a empresa. Por isso, a iniciativa de deixar a composição da nova versão nas mãos do publico causou surpresa.

“Obviamente, refletimos muito sobre o assunto, disse o executivo. “Mas já havia várias pessoas lançando suas variações no YouTube, portanto, pensamos que, já que se tratava de uma prática popular, por que não torná-la oficial?"

No portal da empresa, os internautas parecem não ter gostado da escolha. E você, o que achou? Baixe o toque vencedor e deixe seu comentário abaixo.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail